Comemora-se no dia 04 de Janeiro o Dia Mundial do Braile, a data é também o dia do nascimento de Louis Braille, o criador do Sistema. O Sistema Braile exerce papel essencial para a alfabetização de crianças cegas e é uma ferramenta eficaz de promoção da inclusão. As novas tecnologias não retiram do Braile a sua importância, ao contrário, somam novos recursos e possibilidades à educação e à inclusão de pessoas com deficiência visual.
O sistema Braile
O Braile é um sistema de códigos táteis em alto relevo que representa todas as letras do alfabeto, números, pontuações, códigos aritméticos, etc. O sistema tem seis pontos dividimos em duas colunas com três pontos cada. A combinação desses pontos forma as letras, os números etc. O Braile pode ser impresso em diferentes materiais, desde o tradicional papel, até madeira ou metal.
Quem criou o sistema Braile foi o francês Louis Braille em 1825. Por isso, inicialmente, o sistema foi pensado para o alfabeto latino que é usado no francês, no português, no inglês, etc. Contudo, como o Braile é um sistema de códigos ele é universal e pode ser adaptado para qualquer tipo de alfabeto, como o Russo ou o Chinês.
Braile em Laranjeiras do Sul:
Em Laranjeiras do Sul, a professora Ana Soeli, trabalha no Colégio Floriano Peixoto, com 12 alunos com deficiência visual, na Sala de Recursos, Sendo 8 alunos completamente cegos e 4 com problemas visuais. Além do Braile, também são ofertadas outras atividades para os deficientes visuais.
Fonte: Campo Aberto FM
Postado por: Eleandro - Laranjeiras do Sul
04/01/2023