Nesta sexta-feira, 27, foi exibido o documentário da Série “Memoráveis históricos”, que começa com a história do início da colonização do primeiro colonizador do Território Cantuquriguaçu. O curta, de 20 minutos, confronta a versão atual sobre José Nogueira do Amaral, contida em livros e depoimentos orais com documentos oficiais, demonstrando que a realidade sobre nove pioneiros diverge da versão já conhecida. A exibição foi gratuita no campus da Universidade Federal da Fronteira Sul.
A produção e roteiro da obra é da jornalista e atriz Serli Andrade, com apoio da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura.
Em entrevista à Rádio Campo Aberto FM, Serli disse que, “sabe-se, por meio de alguns escritos, que a colonização do Território da Cantuquiriguaçu começou com José Nogueira do Amaral em 1848, e que ele teria sido um degredado vindo diretamente de São Paulo, Estado ao qual pertencia este território. No entanto, a versão documental oficial comprova que o referido colonizador, embora tenha de fato se instalado nesta região, não só não consta em nenhuma listagem de degredados da época, como é mencionado em recenseamentos da época, como um morador do distrito de Guarapuava, desde 16 anos antes de 1848, ano que teria vindo direto de São Paulo para cá”.
Ainda conforme a jornalista, “no documentário são levantados questionamentos que possam ser investigados e confrontados, visando uma aproximação mais coerente da história, como um instrumento que permite a compreensão dos diversos contextos, assim como um direito histórico e sociocultural da população que vive nesta região”.
De acordo com Serli, “pra quem não pode assistir, logo o filme estará disponível no YouTube”.
Crédito fotos: UFFS
Fonte: Departamento Jornalismo
Postado por: Jakeline - Cantu
30/09/2024