Â
A PolÃcia Civil do Estado do Pará, por intermédio da Superintendência Regional do Tapajós, deflagrou no final da tarde da última quarta-feira (16), a Operação "Occultatum" nos municÃpios de Trairão e Novo Progresso, que tinha como objetivo principal, dar cumprimento à s ordens judiciais de prisão por sentença condenatória transitada em julgado em desfavor de dois acusados.
Â
Na operação, os irmãos Valdivino Teodoro dos Santos (ex-vereador de Laranjal), de 55 anos, morador do Distrito de Caracol, municÃpio de Trairão e seu irmão José Airton dos Santos, de 42 anos, morador do municÃpio de Novo Progresso, os dois naturais de Palmital-PR, foram presos acusados de serem os mandantes do homicÃdio do prefeito do municÃpio de Laranjal/PR, Vicente José da Costa, morto a tiros em 31 de Outubro de 1998, na sua chácara em Laranjal.
Â
De acordo com informações apuradas, desde à época do crime, os irmãos estavam na condição de foragidos e viviam tranquilamente desde 2001 na região de Trairão e Novo Progresso, sendo inclusive bem conhecidos nos municÃpios. Na época do crime apenas os executores foram presos.
Â
Entenda o Caso
Â
O crime ocorreu em outubro de 1998 em Laranjal, na região central do estado do Paraná. Os condenado eram irmãos do vice-prefeito na época, João Maria dos Santos e o crime teve razões polÃticas, diz MP. O ex-vereador de Laranjal, Valdevino Teodoro dos Santos (PDT) e o seu irmão José Airton dos Santos, teriam sido os mandantes da morte do então prefeito, Vicente José da Costa (PDT). Conforme a sentença, assinada pela juÃza de Direito de Palmital, Maria de Lourdes Araújo Cavalcanti Mundim, o crime aconteceu durante uma emboscada armada na chácara de Costa. Valdevino e José pegaram respectivamente, 18 anos e 16 anos de prisão em regime fechado e suspensão dos direitos polÃticos. Os executores do crime foram presos na época e foram condenados em processo desmembrado, conforme o Ministério Público (MP) do Paraná.
Â
Fonte: http://www.folhadoprogresso.com.br
Postado por: Adilson Nogueira
18/10/2019