Desde o inÃcio do perÃodo epidemiológico, em agosto do ano passado, o Paraná soma 8.620 casos e 18 óbitos por dengue. No mesmo perÃodo, Laranjeiras do Sul registrou duas notificações, que mais tarde seriam descartadas. Porém, o fato de o municÃpio não ter registros da doença, não é uma carta branca para o cidadão relaxar nos cuidados.
Manter os cuidados para não oferecer condições de proliferação ao mosquito transmissor da dengue é fundamental sempre, principalmente em épocas de chuvas. Para o agente de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Vinicius Peppes, supervisor de campo em Laranjeiras, os terrenos baldios não chegam a ser a opção preferencial do Aedes aegypti. “A população sempre entra em contato com a gente denunciando terrenos sujos, mas nós temos encontrado focos nas residências mesmoâ€, declarou
Manchas vermelhas, parecidas com alergia, dor muscular, fadiga, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, febre alta, perda de apetite e dor abdominal são alguns dos principais sintomas da dengue, uma doença que pode matar.
Fonte: Assessoria municipal de imprensa
Postado por: Jefferson Silva - Laranjeiras do Sul
19/04/2021