Duas sessões foram realizadas ontem (05) na Câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul para aprovar em primeira e segunda discussão projetos importantes para o município. Além disso, foram entregues sete moções de Aplausos e Reconhecimento a alunos da rede estadual de ensino de Laranjeiras do Sul que participam do programa de intercâmbios “Ganhando o Mundo”.
MOÇÕES
O propositor das moções foi o vereador Halison Galvan, que fez a entrega junto do presidente Carlos Alberto Machado Magrão. Os alunos que receberam o reconhecimento foram:
Eduarda Wolff De Souza, do Colégio Estadual Laranjeiras do Sul; Estefany Da Silva Segunda, do Colégio Estadual do Campo Valmir Nunes; Maria Letícia Xavier, do Colégio Estadual Laranjeiras do Sul; Reginaldo Da Silva Pereira, do Colégio Estadual Vila Industrial; Victor Hugo Sales Castro, do Colégio Estadual Laranjeiras do Sul; Esses alunos ainda não conhecem qual será o país em que farão o intercâmbio. Também recebeu a moção o aluno Lucas Rosa, do Centro Estadual de Educação Profissional Professora Naiana Babaresco de Souza (CEEP), que já participou por três meses letivos de intercambio na Nova Zelandia e a aluna Rafaela Vitória Cacilho, do Colégio Laranjeiras do Sul que esteve por cinco meses letivos no Canadá.
A Rafaela usou a palavra no plenário da câmara e falou em nome de todos os homenageados da noite. Segundo ela, essa é a maior experiência de vida que todos vão passar. Ela contou sobre seu intercâmbio e também aconselhou quem ainda irá viajar. “Aproveitem, aproveitem ao máximo. Aprendam nas aulas, aprendam a língua que será algo incrível na vida de vocês”, destacou.
Quem ainda aguarda para saber seu destino não esconde a ansiedade como a aluna Eduarda Wolff, do colégio Laranjeiras, que também destacou a importância da homenagem que a câmara fez aos alunos. “É uma honra muito grande estar aqui, ter esse reconhecimento, me sinto lisonjeada e é uma grande conquista para nós alunos. Eu ainda não sei para onde vou, estou muito ansiosa por isso e fico feliz em ter hoje esse reconhecimento aqui na câmara da cidade”, afirma.
A mãe da Eduarda, Maria Eliza Wolff, não esconde o orgulho. “Agradeço a câmara de vereadores pela oportunidade, pela valorização da escola pública, pelos alunos. Fiquei muito emocionada e fiquei muito feliz com tudo isso”, disse.
A coordenadora do programa Ganhando o Mundo no Núcleo Regional de Educação, Simone Gomes, destacou que o projeto está em sua terceira edição e cada vez mais tendo visibilidade e podendo oportunizar novas experiências aos alunos. “Um projeto maravilhoso, pelo mérito do próprio aluno. Para o aluno que estuda, que tem presença na escola, tem hábito de leitura e respeita os professores em sala de aula que é uma extensão da nossa casa. Nós precisamos estimular nossos alunos a estudar, ir pra sala de aula com vontade, querendo aprender e saber ouvir, respeitar os colegas. E esse programa premia tudo isso e fico muito feliz com essas conquistas deles”, ressalta a coordenadora.
Além dos cinco alunos de Laranjeiras do Sul que receberam a moção e que participarão ainda do programa, o Núcleo Regional de Laranjeiras do Sul tem mais 22 alunos selecionados para intercâmbio no próximo ano.
MAIS SOBRE A SESSÃO
Também na sessão da câmara de segunda-feira (05) fez o uso da palavra a advogada e atleta da Associação Feminina Esportiva de Handebol Laranjeirense (AFEHL), Fernanda Bertela, que falou sobre os projetos da associação, sua criação e as competições em que o handebol feminino de Laranjeiras do Sul tem participado. O objetivo foi apresentar aos vereadores a associação constituída neste ano. Na sessão de ontem, os vereadores aprovaram o título de entidade de utilidade pública da AFEHL.
OUTROS PROJETOS
Foram realizadas duas sessões na segunda-feira (05), uma ordinária e logo na sequência uma extraordinária. Confira todos os projetos aprovados em primeira e segunda discussão:
- 016/2023 de autoria do Poder Executivo que dispõe sobre a política ambiental do município de Laranjeiras do Sul, cria o Conselho Municipal de Agricultura e Abastecimento e Meio Ambiente – CMAAMA, cria o Fundo Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente – FMAAMA;
- 019/2023 de autoria do Poder Executivo que cria cargo de Diretor do Departamento de Atendimento à Melhor Idade e Diretor do Departamento de Políticas Públicas Rurais e Agropecuárias , alterando a redação da Lei Municipal nº 033/2021;
- 021/2023 de autoria do Poder Executivo que ratifica, conforme especifica as alterações no Contrato de Consórcio, convertido do Protocolo de Intenções que constitui e regulamenta o Consórcio Intermunicipal de Saúde da 5ª Região de Saúde do Paraná;
- 022/2023 de autoria do Poder Executivo que dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura de Laranjeiras do Sul/PR;
- 023/2023 de autoria do Poder Executivo que promove adequação orçamentária no âmbito do município de Laranjeiras do Sul e autoriza a abertura de crédito especial ao orçamento anual de 2023, no valor de R$ 311.524,72 (trezentos e onze mil, quinhentos e vinte e quatro reais e setenta e dois centavos);
- 019/2023 de autoria do vereador Carlos Alberto Machado que declara e reconhece como entidade de utilidade pública municipal a Associação De Piscicultores E Pequenos Produtores Rurais de Vera Cruz.
- 020/2023 de autoria do vereador Rodrigo Scheis que dispõe sobre a obrigatoriedade da empresa concessionária de serviço público de distribuição de energia elétrica, telecomunicações e demais empresas ocupantes de sua infraestrutura promover a regularização ou a retirada de fiação inutilizada ou em desuso em vias públicas do município de Laranjeiras do Sul/PR;
- 021/2023 de autoria dos vereadores Carlos Alberto Machado e Juvinha Viola que declara e reconhece como entidade de utilidade pública municipal a Associação Feminina Esportiva De Handebol Laranjeirense - AFEHL.
Fonte: Site Câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul
Postado por: Eleandro - Laranjeiras do Sul
05/09/2023