A Itaipu Binacional realizou nesta quinta-feira, 19, em Laranjeiras do Sul, o 1º Encontro de Formação do Núcleo de Cooperação Socioambiental Cantuquiriguaçu. Em todo o Estado serão criados 20 núcleos, e em Laranjeiras foi instalado o sétimo. Representantes de 42 entidades de 11 municípios da Cantu participaram do evento. Esse núcleo tem o objetivo de unir as organizações regionais para promover a sustentabilidade socioambiental e o desenvolvimento econômico da região, por meio de estratégias integradas e de uma agenda comum, com apoio da Itaipu Binacional.
Entre os representantes da maior usina do mundo no encontro, estavam a assessora do presidente da Itaipu Ênio Verri, Zuleide Maccari, e o superintendente do Itaipu Parquetec Irineu Colombo, além de uma equipe de técnicos.
Estão previstas uma série de atividades, que começam pelo exercício do diagnóstico territorial. Também serão promovidos capacitações e cursos sobre temáticas voltadas à sustentabilidade, que vão proporcionar com que os 20 núcleos se aproximem ainda mais do Governo Federal e de oportunidades para a solução dos desafios.
Este projeto vai trabalhar ações de sustentabilidade em 434 municípios no Paraná e do Sul do Mato Grosso do Sul.
Em entrevista à Campo Aberto FM, Luiz Ferraro, consultor do Programa de Governança Participativa para Sustentabilidade da Itaipu, avaliou positivamente este primeiro encontro. Segundo ele, “a participação e a qualidade das discussões aqui em Laranjeiras foram impressionates. Inclusive as entidades e organizações que não estiveram neste primeiro encontro, venham participar do Núcleo de Cooperação Socioambiental Cantuquiriguaçu. Vamos juntos buscar soluções para os desafios socioambientais. E a participação de todos é fundamental para fortalecermos e colocarmos em prática as ações através destes espaços”.
O próximo encontro está marcado para o mês de novembro.
Fotos: Jakeline Buratti/Campo Aberto FM
Fonte: Departamento Jornalismo/Assessoria Itaipu
Postado por: Jakeline - Cantu
20/09/2024