A Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional, o Fundepar, divulgaram nesta segunda-feira, 18, o resultado do concurso da Melhor Merenda Escolar do Paraná. A iniciativa tem como objetivo valorizar o trabalho das merendeiras e merendeiros da rede estadual, promovendo a criatividade, sustentabilidade e uso de ingredientes locais nas receitas escolares.
O concurso teve 524 participantes de todo o Estado, que passaram pela fase regional. E desses, cada NRE escolheu o seu representante para a final. O anúncio dos vencedores foi feito durante almoço, no Palácio do Iguaçu, em Curitiba, com a presença do governador Ratinho Junior.
Das 524 receitas, 100 vão compor um livro de receitas exclusivas. Entre elas as 32 selecionadas para a final, das quais uma é de Laranjeiras do Sul. É o bolo doce de feijão preto, sem lactose e sem glúten, servido como sobremesa na merenda do Ceebja, de autoria da dona Terezinha Gavronski, merendeira há 21 anos, e há 18 está na instituição laranjeirense.
Em entrevista à Rádio Campo Aberto FM, dona Terezinha contou que criou essa receita em 2005, durante um curso de alimentação, quando foi sugerido que cada participante criasse um prato com ingredientes fornecidos pela organização, que era o feijão.
Ela também disse estar muito feliz por ter sua receita escolhida para representar o Núcleo de Laranjeiras na final, e ainda ter participado, ontem, de uma oficina com a chef Manu Buffara (conhecida internacionalmente), a qual foi a jurada do concurso de merenda.
Também em entrevista à Campo Aberto FM, o diretor do Ceebja de Laranjeiras, Rodrigo Pereira, agradeceu a todos que torceram pelo NRE na final. Ele também ressaltou a importância do concurso que visa valorizar o trabalho das merendeiras.
Fotos: Rodrigo Pereira/Ceebja
Fonte: Departamento Jornalismo/AEN
Postado por: Jakeline - Laranjeiras do Sul
19/11/2024