Na noite desta quarta-feira, 22, o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) confirmou ao Departamento de Jornalismo da Rádio Campo Aberto FM que Laranjeiras do Sul também foi atingida por um tornado durante o temporal do dia 30 de junho.
Como a Rádio Campo Aberto já havia informado na época, a miniestação do Simepar instalada na cidade registrou rajadas de vento de 114 km/h. No entanto, em áreas do interior, os ventos foram ainda mais intensos, conforme demonstraram os danos registrados.
Após uma detalhada análise de campo, e com base em levantamentos realizados por meio de sobrevoos com drones, o Simepar concluiu o estudo e confirmou a ocorrência de seis tornados no Paraná nos dias 28 e 30 de junho.
Segundo o relatório, no dia 28 de junho, o município de Reserva, nos Campos Gerais, foi atingido por um tornado de categoria F2, enquanto Nova Cantu registrou um tornado de categoria F1. Já no dia 30, os municípios de Turvo, Laranjeiras do Sul e Inácio Martins foram atingidos por tornados classificados como F1. Ainda conforme o laudo, um segundo tornado passou novamente por Inácio Martins e avançou até Cruz Machado, mas não recebeu classificação por não haver registros de danos.
De acordo com o Simepar, além dos prejuízos à vegetação e às estruturas, a identificação dos tornados leva em consideração o padrão de destruição deixado pelo fenômeno. Diferentemente das microexplosões atmosféricas ou de rajadas intensas de vento em linha reta, nas quais os destroços são lançados na mesma direção, os tornados deixam um rastro característico de rotação, identificado pelos especialistas durante as vistorias em campo.
Rio Bonito e Nova Laranjeiras
As equipes do Simepar também realizaram levantamentos em Rio Bonito do Iguaçu e Nova Laranjeiras. No entanto, como a Rádio Campo Aberto já havia informado, os meteorologistas Reinaldo Kneib e Fernanda Verdelho, juntamente com o gerente de Infraestrutura, José Eduardo Gonçalves, descartaram a ocorrência de fenômenos mais severos do que a queda de granizo nesses dois municípios. A assessora de comunicação do Simepar, Fernanda Deslandes, também acompanhou as vistorias. Em Laranjeiras do Sul, a cobertura dos trabalhos foi realizada pela jornalista da Rádio Campo Aberto FM, Jakeline Buratti.
O levantamento de dados do Simepar teve apoio da Defesa Civil estadual e a análise foi feita pelas equipes de Meteorologia e Geointeligência do instituto.
Em entrevista concedida à Rádio Campo Aberto FM na manhã desta quinta-feira, 23, a gerente de Meteorologia do Simepar, Sheila Paz, confirmou a classificação de um tornado F1 em Laranjeiras do Sul. Ela destacou, porém, que a maior parte dos estragos registrados no município não foi provocada diretamente pelo tornado, mas por ventos fortes em linha reta.
Segundo Sheila Paz, “em Laranjeiras do Sul, a maior parte dos danos não foi causada pelo tornado em si, mas por ventos fortes em linha reta gerados por uma corrente descendente de ar. Esses ventos sopram todos na mesma direção e podem ser tão destrutivos quanto um tornado.”
Apesar da confirmação do tornado, o Simepar esclarece que ele atingiu uma área mais restrita, enquanto a maior parte dos prejuízos registrados no município foi consequência das intensas rajadas de vento associadas à tempestade.
Escala Fujita
A intensidade de um tornado é classificada de acordo com a Escala Fujita (F) com base nos danos provocados. Um tornado F1, como o registrado em Laranjeiras do Sul, apresenta ventos estimados entre 138 a 177 km/h e pode causar danos moderados, como destelhamentos, queda de árvores e danos a construções mais frágeis.
Categorias
F0
Ventos de 105 a 137 km/h
Danos leves (destelha casas, quebra galhos, derruba árvores de raízes rasas)
F1
Ventos de 138 a 177 km/h
Danos moderados (destrói telhados, tomba trailers, empurra carros para fora da pista)
F2
Ventos de 178 a 217 km/h
Danos consideráveis (arranca tetos, destrói estruturas frágeis)
F3
Ventos de 218 a 266 km/h
Danos severos (derruba paredes de casas sólidas, arranca árvores grandes)
F4
Ventos de 267 a 322 km/h
Danos devastadores (casas sólidas são destruídas, veículos são arremessados)
F5
Ventos acima de 322 km/h
Danos incríveis (fundações de casas são arrancadas, estruturas de concreto são severamente danificadas)
Fonte: Departamento Jornalismo/Simepar
Postado por: Jakeline - Laranjeiras do Sul
23/07/2026