Os alunos do 3º ano, da professora Simone com a monitoria do alunos da Classe Especial da professora Gracieli, da Escola Municipal Leocádio José Correia, desenvolveram o projeto Tecnologia como ferramenta de aprendizagem na educação especial, que vai além da gamificação no uso do aplicativo Graphogame que traz a leitura e escrita como prioridade ele auxilia outros estudantes através da monitoria dos alunos da Classe especial com as metodologia ativas que de acordo com a BNCC, compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. Através dessa metodologia tanto os estudantes da Classe quanto os estudantes do 3 º ano tem como base ser o agente do próprio conhecimento. Através do uso diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética. Como a utilização dos Recursos Naturais. Com isso ele aprende não apenas ouvindo e reproduzindo o que o professor diz, mas sim pesquisando, refletindo e chegando às próprias conclusões. Essa metodologia exige muito planejamento e experiências. Por isso, a tecnologia pode ser uma forte aliada. O grande segredo para contar com a tecnologia em sala de aula, e entender que a internet é uma ferramenta vasta, com possibilidades novas a cada dia, que não é apenas uma distração.Sendo assim enquanto escola e professores podem-se direcionar o que eles podem utilizá-la de maneira positiva, crítica e criativa instruídos a fazer isso.
Como afirma o Professor Doutor em Educação José Moran a aprendizagem na era da informação pode ser facilitada pelo uso da tecnologia como recurso didático, o que exigirá do professor mudança de papel, passando a ser um facilitador do aluno na interpretação e correlação dos dados, que são encontrados nesse universo diversificado de informação.
Produção dos alunos do 3º ano da professora Simone com a monitoria do alunos da Classe Especial da professora Gracieli.
Atividade Pesquisa de imagens e construção de cartazes digitais. O projeto será apresentado de forma online no Conedu, dia 14 de outubro.
Fotos: Professora Gracieli Schoroeder
Fonte: Campo Aberto FM
Postado por: Eleandro - Laranjeiras do Sul
28/09/2023