A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) anunciou que, a partir de 2025, oferecerá o curso de graduação em Engenharia Química no Campus Laranjeiras do Sul.
Com 25 vagas anuais, o curso de Engenharia Química será presencial e em turno integral. A seleção de estudantes será realizada pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e a primeira turma começará os estudos já no primeiro semestre letivo de 2025. A formação terá duração de 10 semestres (5 anos).
O curso de Engenharia de Química da UFFS tem como intuito capacitar profissionais para desenvolver atividades voltadas para aplicação na indústria química e efetuar pesquisas relacionadas ao acompanhamento, ao controle, à melhoria e à inovação em todos os processos envolvidos nas cadeias produtivas de produtos químicos.
O Engenheiro Químico formado pela UFFS estará habilitado para atuar em áreas como produção e processos, garantia da qualidade, tratamento de efluentes, gerenciamento e administração, pesquisa e desenvolvimento, projetos, áreas comercial e marketing, fiscalização de obras e serviços técnicos, no que tange processos químicos.
O coordenador do curso, professor Gustavo Henrique Fidelis Dos Santos comenta sobre as oportunidades para os futuros engenheiros químicos. Segundo ele, “a área de Engenharia Química está em constante expansão, com uma demanda crescente por profissionais qualificados, os quais podem atuar em diversos setores industriais e de serviços, como por exemplo, na indústria farmacêutica e de biotecnologia, indústria de cosméticos e higiene pessoal, indústria química, indústria de materiais e polímeros, indústria de papel e celulose, indústria de mineração e metalurgia, na área de sustentabilidade e meio ambiente, entre outras. Desta forma, como a área de atuação do Engenheiro Químico é ampla e diversa, existem muitas oportunidades de mercado de trabalho para este profissional”.
Ainda conforme o coordenador “no curso da UFFS, além das atividades teóricas, os alunos terão uma formação dinâmica, com inúmeras atividades práticas em laboratório, voltadas ao desenvolvimento de habilidades técnicas e formativas. Os estudantes terão à disposição vários laboratórios, equipados com tecnologia de ponta, para a realização de atividades práticas e de pesquisas. Durante a graduação, os estudantes irão desenvolver diversas competências, como capacidade de analisar e compreender os diversos problemas da engenharia, e por consequência propor soluções e desenvolver projetos para solucioná-los, trabalhar e liderar equipes, implantar, supervisionar e controlar soluções de engenharia, entre outras. Além disso, contamos com uma equipe docente altamente qualificada, formada exclusivamente por professores doutores, o que certamente representa um diferencial importante para a formação acadêmica dos futuros Engenheiros Químicos”, destaca.
Assim como todos os cursos da UFFS, a graduação em Engenharia Química é totalmente gratuita. Para mais informações sobre o curso, entre em contato pelo e-mail: eng.quimica.ls@uffs.edu.br
Fonte: Assessoria UFFS
Postado por: Jakeline - Laranjeiras do Sul
21/11/2024