A população Laranjeirense terá uma oportunidade especial para prevenir e saber mais sobre o câncer bucal, uma doença grave que se não tratada de forma correta, pode levar a pessoa a óbito.
Pensando nisso a secretaria municipal de saúde, estará realizando neste sábado 18 de novembro, o dia “D” da saúde bucal, os atendimentos serão feitos das 8h ao meio-dia nas unidades de saúde da Barão do Rio Branco e no Jardim Iguaçu, na Vila Palmeiras.
A coordenadora de saúde bucal Dra. Sândi Padilha, faz um alerta importante sobre a questão de prevenção e do conhecimento acerca da doença para que o diagnóstico e o tratamento ocorram o mais rápido possível. Ela informa que a ação deste sábado faz parte do novembro vermelho, que visa o combate à doença.
O câncer de boca, também conhecido como câncer bucal, engloba tumores malignos que se desenvolvem nos lábios, gengivas, língua, céu da boca, bochechas e amígdalas. Ele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, mas pode afetar indivíduos de todas as idades. O principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de boca é o tabagismo, mas o consumo excessivo de álcool, a exposição excessiva ao sol, dietas deficientes em frutas e vegetais, além do vírus HPV, também podem contribuir para o desenvolvimento da doença.
Os sintomas do câncer de boca incluem feridas que não cicatrizam, manchas brancas ou vermelhas anormais na boca, dor persistente na boca ou na garganta, dificuldade em engolir e inchaço de gânglios linfáticos no pescoço. A detecção precoce é fundamental para um tratamento eficaz e uma maior taxa de sobrevivência.
Os profissionais de saúde estão enfatizando a importância de hábitos saudáveis, como parar de fumar, reduzir o consumo de álcool e manter uma alimentação rica em frutas e vegetais. Além disso, o uso de protetor solar labial e a proteção contra o HPV também são medidas recomendadas para prevenir o câncer de boca.
Fonte: Secretaria de Comunicação
Postado por: Osvaldir Pedroso - Laranjeiras do Sul
17/11/2023