Aconteceu na manhã desta quinta (8) a Benção e inauguração da sala do Memorial Jubilar dos 50 anos da Paróquia Imaculada Conceição do Porto Barreiro.
Confira o relato histórico do memorial:
Os registros históricos e os depoimentos de entrevistados relatam que na segunda metade do século XVIII chegaram os primeiros moradores não-índios para ocupar a região onde hoje está situada nossa paróquia. Estes moradores se estabeleceram na atual comunidade Santíssima Trindade, por volta de 1860, e com eles teve início as primeiras manifestações cristãs católicas.
Ao longo dos anos vários sacerdotes passaram por estas terras e dois deles merecem destaque. Padre Paulo Schineider que foi o primeiro sacerdote a trabalhar nessa região e com ele várias comunidades foram construídas e todas pertenciam à paróquia de Laranjeiras do Sul. O segundo foi Padre Aristides Poletto. Foi com ele que em 1973 foi implantada a paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Porto Santana. Naquela época o território da paróquia era maior e abrangia comunidades como Linha Rosa, Pinhalzinho, Alto Iguaçu, Rio Lambari, entre outras, que hoje fazem parte da Paróquia de Rio Bonito do Iguaçu. Dotado de um espírito empreendedor e ousado para a época, Pe. Aristides, com a ajuda dos paroquianos, conseguiu construir em Porto Santana uma estrutura digna de um bem desenvolvido centro urbano. As festas que promovia jamais serão esquecidas. A escolha da rainha e das princesas, a exposição das imagens dos padroeiros das capelas, a procissão seguida de missa campal com a coração de Nossa Senhora feita pelos anjos, permanecem na memória de todos que tiveram o privilégio de participar. Padre Aristides esteve à frente da Paróquia por 11 anos.
Em 1984, com a vinda do padre Flavio Cossu e com a realização das santas Missões em 1985 a paróquia passou por significativas mudanças na sua organização pastoral e os leigos começaram a ganhar espaço. Foram criados os primeiros conselhos e os primeiros ministros da Eucaristia começaram a sua atuação.
Até 2005 a sede da Paróquia foi Porto Santana sendo alterada para a sede do município com a leitura pública do decreto durante a festa da Padroeira Imaculada Conceição daquele ano. A paróquia passou então a adotar o nome de Paróquia Imaculada Auxiliadora. Em março de 2022 teve novamente seu nome alterado e passou a chamar-se Paróquia Imaculada Conceição.
Outro momento marcante dessa história foi a realização das Santas Missões Populares, entre os anos 2010 e 2013, pois envolveu e trouxe um reavivamento para todas as comunidade
Durante os 50 anos dessa Paróquia exerceram a função de pároco ou de administrador paroquial 20 sacerdotes. Nossa Paróquia tem, além da matriz, 21 comunidades rurais. Possui diversos movimentos e pastorais atuantes os quais dão sustentação às atividades religiosas.
Este foi um breve resumo da história que pretendemos resgatar por meio de registros históricos, entrevistas e fotos e vamos contar na revista comemorativa do cinquentenário de nossa Paróquia.
Fotos: Pascom - Paróquia Imaculada Conceição - Porto Barreiro
Fonte: Campo Aberto FM
Postado por: Eleandro - Porto Barreiro
08/12/2022