Laranjeiras do Sul amanheceu neste domingo, 11, com mais uma notícia terrível: mais 10 presos, alguns de alta periculosidade, fugiram da cadeia pública. Esta é a segunda fuga da semana. O fato ocorreu nesta madrugada.
A primeira fuga foi na terça-feira, 6, dia em que o SOE (Serviço de Operações Especiais) do Depen-PR (Departamento Penitenciário) fez uma intervenção na cadeia. Afastou toda a equipe de servidores e terceirizados, e assumiu o local. Neste dia houve a fuga de três presos. E outros, mais de 100, foram transferidos.
Já neste domingo o assunto mais comentado nas redes sociais, e grupos de whatsapp que tivemos acesso, são de pessoas apavoradas por causa da fuga dos presos. Muitos questionando o que está acontecendo na cadeia de Laranjeiras do Sul. Mas ainda estamos sem resposta.
Em contato com a Polícia Militar, a corporação apenas confirmou a fuga ao Departamento de Jornalismo da Campo Aberto, mas sem dar detalhes.
A emissora também entrou em contato com o diretor geral do Depen-PR, Osvaldo Messias Machado, para saber o que, de fato, está ocorrendo na cadeia pública de Laranjeiras do Sul. Ele disse que nesta segunda-feira, 12, vai responder, por escrito, as perguntas enviadas pela emissora.
Também entramos em contato com o ex-chefe do Depen local, Ariel José Oro. Ele ficou à frente da gerência da cadeia por sete anos, período esse em que não foram registradas nenhuma fuga ou rebelião. Mas Ariel disse que não daria nenhuma declaração.
Há anos que a cadeia pública de Laranjeiras do Sul vive uma superlotação. Em um espaço que serve aproximadamente 50 presos, nesses últimos anos, estava no local uma média de 200. Em alguns períodos ultrapassava este número. Porém, na fuga desta madrugada, havia menos de 100 presos, e sob a intervenção do SOE.
Em nota, o Depen-PR chamou a ação de “Operação Privilégio”, alegando que alguns presos recebiam privilégios. Também disse que vários itens, como celulares, facas, bebidas, drogas, alimentos, entre outros produtos foram apreendidos.
Mas, segundo uma fonte, nos itens contabilizados pela Operação estão incluídos pertences dos servidores, e itens oriundos de apreensão, que estavam guardados, e que foram lançados como apreendidos pela ação do SOE.
Em contato com o Conselho de Segurança de Laranjeiras do Sul, nos foi informado que também há vários equipamentos e maquinários, entre outros itens, repassados em comodato ao Depen local para uso na oficina e marcenaria. Mas que representantes do conselho foram impedidos de verificar se os equipamentos estão no local ou foram retirados.
Até o momento, nenhum fugitivo foi recapturado.
FUGITIVOS
-Fábio Fernando de Souza - Pato Branco/PR
-Ezaque Alves da Silva - Telêmaco Borba/PR
-Valdenei Lino - Palmital/PR
-Alcione Antonio da Rosa - Porto Barreiro/PR
-Igor Mateus dos Santos Ferreira - Laranjeiras do Sul/PR
-Julcimar Padilha - Chapecó/SC
-Weslei Bruno Cordeiro da Luz - Palmital/PR
-Ronaldo Rosa de Lima - Nova Laranjeiras/PR
-Adolfo Cristiano Krepel - Campo Mourão PR
-Gusttavo Henrique Antunes - Cascavel/PR
Fonte: Departamento de Jornalismo
Postado por: Departamento de Jornalismo
11/12/2022