Na manhã desta terça-feira, 15, alunos da Colégio Rural Estadual Indígena Rio das Cobras, na Aldeia Indígena Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras, apresentaram projetos selecionados pelo Agrinho 2024 do Governo do Estado.
Através do Agrinho, as propostas apresentadas têm o objetivo de solucionar problemas, melhorar o lugar onde as pessoas vivem em toda a aldeia.
As propostas foram elaboradas pelos alunos da escola rural indígena, visando melhorar a segurança nas rodovias que cortam a aldeia, sendo: BR-277 e PRC-473, amenizar os alagamentos que ocorrem na comunidade indígena em épocas de cheia do rio e a implantação de uma usina solar para geração de energia e rendas para a comunidade local.
A apresentação das propostas aconteceu através de uma reunião com representantes da imprensa, Denit, DER, Funai, prefeitura e comunidade.
Durante o evento foi apresentada uma maquete da aldeia, construída pelos alunos do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio. Na maquete foi apresentada a planta de parte da aldeia indígena Rio das Cobras, mostrando os problemas enfrentados pela comunidade, e possíveis soluções, como construção de uma via marginal para caminhada, a fim de evitar atropelamentos. Também foi apresentada a proposta de sinalização luminosa e sonora nos pontos de maior intensidade de tráfego de pessoas, além de construção de passarelas na BR 277 e na PRC 473. Outra ideia apresentada foi a sinalização sonora e luminosa no rio que corta a aldeia, para alertar de possíveis enchentes, e a ainda a construção de uma usina de energia solar, a qual deverá abastecer toda a aldeia, garantindo assim que todas as residências da comunidade indígena sejam contempladas com energia elétrica.
Todas estas ideias, que integram o projeto “Resolvendo os problemas de Rio das Cobras” devem ser apresentadas para apreciação dos órgãos governamentais e educacionais nos próximos dias, pois algumas dessas ações exigem uma certa urgência para garantir o bem-estar de toda comunidade indígena.
Fonte: www.radiocampoabertofm.com.br
Postado por: Osvaldir Pedroso - Nova Laranjeiras
16/10/2024