A segunda ponte ligando o Brasil ao Paraguai, em Foz do Iguaçu, está com obras avançadas e à frente do cronograma inicialmente previsto, com 13% de taxa de conclusão. O balanço foi feito nesta sexta-feira (28) pelo consórcio responsável pela construção do complexo durante visita técnica do governador Carlos Massa Ratinho Junior, do ministro da Infraestrutura, TarcÃsio Gomes de Freitas, e do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Joaquim Silva e Luna.
A ponte deve trazer uma série de benefÃcios nesta nova ligação entre Brasil e Paraguai. Além da maior integração, haverá a ampliação da fiscalização em relação a produtos contrabandeados com o funcionamento de mais uma aduana e também de segurança para as pessoas que vão usar a ligação.
A segunda ponte está sendo construÃda sobre o rio Paraná na região do bairro Porto Meira, em Foz do Iguaçu. No lado paraguaio, a obra vai alcançar o municÃpio de Presidente Franco, vizinho de Ciudad del Leste, onde está a Ponte Internacional da Amizade.
O complexo da Ponte da Integração e de uma via perimetral estão sendo financiadas pela Itaipu, ao custo de R$ 463 milhões. A gestão das obras está a cargo do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Infraestrutura e LogÃstica.
Todo o transporte de cargas entre os dois paÃses será feito pela nova passagem, tirando da Ponte da Amizade, atualmente a única ligação, o trânsito pesado e liberando o local para atender somente turistas e passageiros. “Haverá uma mudança considerável na questão logÃstica, na entrada e saÃda dos paÃses. Vem ao encontro do projeto de logÃstica que planejamos para o Paranáâ€, disse Ratinho Junior.
PERIMETRAL
Além da ponte, está prevista a construção de uma perimetral no lado brasileiro. O projeto inclui uma ligação entre a Rodovia das Cataratas e a BR-277 pela Perimetral Leste, por onde trafegarão os veÃculos pesados que circulam entre Brasil e Argentina. “É um marco histórico. Uma ponte belÃssima, uma obra grandiosa que nos enche de orgulhoâ€, disse Sandro Alex, secretário da Infraestrutura e LogÃstica.
LIGAÇÃO
A nova ponte será do tipo estaiada, com duas torres de sustentação de 120 metros de altura. O projeto prevê pista simples, com 3,70 metros de largura, com acostamento de 3 metros e calçada de 1,70 metro. A extensão é de 760 metros, com vão-livre de 470 metros. Serão ainda mais 15 quilômetros de acessos e aduanas.
Também está em fase de projetos a construção de uma terceira ponte ligando os dois paÃses. Ela será construÃda sobre o rio Paraguai, entre as cidades Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta. O investimento também será da Itaipu.
Fonte: www.bemparana.com.br
Postado por: Digital
29/02/2020