Secretaria de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu, através dos Agentes de Combate as Endemias realizou levantamento de índice amostral onde constatou que o município se encontra num índice alto, em relação a infestação pelo mosquito transmissor da doença Dengue. Os números mostram 1,9 % quando o preconizado pelo Ministério da Saúde e abaixo de 1 % para que não haja epidemia de Dengue. A orientação para a população em geral é para que tome os devidos cuidados, não deixando objetos que acumulem água em seus quintais, como por exemplo, pneus, latinhas, garrafas, galões, potes(fotos) e outros utensílios que possam se tornar criadouro do mosquito. Neste momento e com a proximidade do verão e ainda as chuvas que ocorrem no período, é preciso um cuidado especial para evitar a proliferação do Mosquito Aedes Aegypti.
TRANSMISSÃO
O vírus é transmitido pela picada de mosquitos da espécie Aedes que também são responsáveis pela transmissão da chikungunya, febre amarela e Zika.
SINTOMAS DA DENGUE
Durante a evolução da doença, destacam-se três fases: febril, crítica e de recuperação. Na fase crítica da dengue (entre o terceiro e o sexto dia após o início dos sintomas), podem surgir manifestações clínicas (sinais de alarme) correspondentes a uma complicação da doença potencialmente letal chamada dengue grave (conhecida anteriormente como dengue hemorrágica), que aparecem devido ao aumento da permeabilidade vascular e da perda de plasma, o que pode levar ao choque irreversível e à morte.
Os sinais clínicos da dengue grave são: dor abdominal intensa e contínua; vômitos persistentes; tonturas, decaimento, desmaios; aumento de tamanho do fígado; sangramento na gengiva e no nariz ou hemorragias importantes, vômitos com sangue ou fezes com sangue de cor escura; sonolência ou irritabilidade; diminuição do volume urinado; diminuição repentina da temperatura do corpo; e desconforto respiratório.
CUIDE-SE. LIMPE SEUS LOTES E QUINTAIS. NÃO DEIXEM QUE RECIPIENTES ACUMULEM ÁGUA. ESSES SÃO EXCELENTES CRIADOUROS DO MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE.
SECRETARIA DE SAUDE SAÚDE DE RIO BONITO DO IGUAÇU NO COMBATE A DENGUE. JUNTOS SOMOS MAIS FORTE.
Fonte: Assessoria
Postado por: Josiel - Rio Bonito do Iguaçu
09/11/2021