O deputado federal Pedro Lupion também recebeu o Troféu Ocepar no Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses, na manhã desta sexta-feira (29/11), em Curitiba, em reconhecimento ao trabalho que ele realiza em defesa do cooperativismo e do agronegócio no âmbito do legislativo. Lupion é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e membro Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) na Câmara dos Deputados.
Ele recebeu o troféu das mãos do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, juntamente como os diretores da Ocepar, Fecoopar e Sescoop/PR, a superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella, deputados federais e o governador Ratinho Junior. “Desejamos, com essa homenagem, reconhecer sua liderança na luta diária em prol do cooperativismo, da agropecuária e de tantos outros assuntos que sustentam o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, afirmou Ricken. “Essa homenagem deve ser compartilhada com todos os parlamentares que integram a FPA e a Frencoop, e se estende aos demais parlamentares aqui presentes”, acrescentou.
“Agradeço a Deus pela oportunidade desse momento. Vocês não imaginam a gratidão, o orgulho e a felicidade de poder estar aqui hoje com esse reconhecimento. Agradeço a cada dirigente, cooperado, colaborador das cooperativas aqui presentes, aqueles que fazem a gestão do cooperativismo no Paraná. Nós temos uma organização política no Brasil que demanda muita presença, trabalho e dedicação das entidades representativas de cada um dos setores que fazem parte da economia, participando ativamente das negociações em Brasília. A OCB tem um papel enorme de representar o Brasil inteiro nos mais diversos ramos do cooperativismo no Congresso Nacional. A entidade é organizada e tem capacidade técnica enorme e tem nos assessorado rotineiramente no Câmara dos Deputados. Da mesma forma, temos contado com o apoio do Sistema Ocepar no Congresso Nacional”, destacou Lupion.
O deputado chamou os demais parlamentares presentes no evento e compartilhou a homenagem com todos. “Como cooperado de três cooperativas no Paraná, trabalho pelas demandas do cooperativismo e não poderia ser diferente. Mas não faço nada sozinho. Para conseguir ter qualquer resultado positivo, trabalhamos junto com a nossa bancada, que é forte, aguerrida, lutadora, trabalhadora, enfrenta todos os desafios do dia a dia do Congresso. E é por isso que eu divido esse prêmio com cada um dos parlamentares que estão aqui e que representam os demais que atuam conosco”, disse o deputado.
Pedro Lupion nasceu de Curitiba, em 4 de junho de 1983. Filho de Abelardo Luiz Lupion Mello e Denise Maria Lupion Mello, é casado com Maria Fernanda, com quem tem três filhos: João Pedro, Vicente, Henrique. Ele é bisneto do ex-governador do Paraná Moysés Lupion e pauta sua trajetória política na defesa dos municípios, dos produtores rurais, do cooperativismo, da segurança pública e das liberdades do cidadão.
É deputado federal pelo Partido Progressista deste fevereiro de 2019. Reelegeu-se para um segundo mandato na Câmara dos Deputados em 2022 com 109.043 votos. Antes, foi deputado estadual por dois mandatos no Paraná.
É graduado em Comunicação Social, com ênfase em Publicidade, e mestre em Ciências Políticas nas universidades Francisco de Vittoria e Rey Juan Carlos, na Espanha. É, ainda, especialista em Comunicação Política e Campanhas Eleitorais, com pós-graduação pela Georgetown University, nos Estados Unidos, onde se especializou em Administração Pública e Governança.
Preside, desde janeiro de 2023, a FPA, a maior bancada temática do Congresso Nacional. São mais de 350 parlamentares, entre deputados e senadores, dedicados à defesa dos produtores rurais do Brasil. Também já foi Coordenador de Política Agrícola, Coordenador Institucional e Coordenador Político na Câmara dos Deputados. Além da FPA, integra, desde 2019, a Frencoop.
Presidiu, por dois anos, a Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBIO) e a Frente Parlamentar em Defesa das Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradores (PCH/CGH). Reativou e é o presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Espanha no Congresso Nacional.
Em 2024, Lupion, juntamente com a FPA e a Frencoop, atuou pelo reconhecimento do ato cooperativo na regulamentação da Reforma Tributária (PLP 68/2024), aprovado na Câmara e que agora tramita no Senado Federal.
É autor de duas leis que desburocratizaram o acesso ao crédito rural no país – as Leis do Agro 1 e 2 (Lei 13.986/2020 e Lei 14.421/2022). Relatou vários projetos voltados aos produtores rurais, como o do autocontrole da produção (PL 1293/21). Como presidente da FPA, trabalhou pela aprovação da Lei do Marco Temporal de Terras Indígenas e pelo Marco dos Defensivos Agrícolas, projetos que tramitaram, respectivamente, por 16 e 24 anos no Congresso Nacional.
O Troféu Ocepar foi instituído pela Diretoria da Ocepar há 46 anos, durante a comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo, em julho de 1977. A honraria é destinada às pessoas que se destacaram, dentro e fora do cooperativismo, por suas contribuições ao desenvolvimento do setor. O Troféu já foi entregue para 46 personalidades, entre lideranças políticas, empresariais e do cooperativismo.
Fonte: OCEPAR
Postado por: Jefferson Silva
03/12/2024