Vinte das 22 regionais de saúde do Paraná já receberam os insumos que serão utilizados na vacinação contra a Covid-19. Os quatro caminhões carregados com 2,2 milhões de insumos saíram de Curitiba no sábado (16) e já finalizaram as entregas, que abastecerão as 1.850 salas de vacinas do Paraná.
ROTEIRO – O envio da remessa começou no sábado (16)e percorreu as Regionais de Saúde de Ponta Grossa, Maringá, Telêmaco Borba, Pato Branco, Ivaiporã, Francisco Beltrão, Paranavaí e Jacarezinho.
Neste domingo (17) os caminhões levando os insumos estiveram nas regionais de Guarapuava, Cascavel, Cianorte, Toledo, Cornélio Procópio, Londrina, Umuarama, Irati, Foz do Iguaçu, Apucarana, Campo Mourão e União da Vitória.
“A operação transcorreu com tranquilidade e segurança e foi acompanhada em tempo real pela Secretaria Estadual da Segurança Pública”, relatou o tenente-coronel Adriano Mello, coordenador executivo da Defesa Civil do Paraná.
Municípios de abrangência 5ª Regional de Saúde - Guarapuava:
Boa Ventura de São Roque
Campina do Simão
Candói
Cantagalo
Foz do Jordão
Goioxim
Guarapuava
Laranjal
Laranjeiras do Sul
Marquinho
Nova Laranjeiras
Palmital
Pinhão
Pitanga
Porto Barreiro
Prudentópolis
Reserva do Iguaçu
Rio Bonito do Iguaçu
Turvo
Virmond
"Iniciamos a etapa mais aguardada deste período de enfrentamento da pandemia, que é a preparação para a chegada da vacina contra a Covid-19. Assim que a vacina chegar ao Paraná, estaremos preparados para esta importante tarefa”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
A carga, com seringas e agulhas, máscaras de proteção individual, aventais e carteirinhas de vacinação.
Etapas:
Na primeira etapa da vacinação a população alvo a ser vacinada contra a Covid-19 é composta por profissionais que aplicarão as vacinas, pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os profissionais que atuam nos locais, população indígena, todos os trabalhadores que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus. Na sequência o Estado planeja vacinar pessoas com 80 anos ou acima desta idade, pessoas entre 75 e 79 anos e assim sucessivamente até aqueles que tem idade variando entre 60 e 64 anos. O detalhamento, assim como a estimativa da quantidade de pessoas em cada grupo prioritário constam na página 4 do Plano.
Conforme anunciado pelo Ministério da Saúde, a quantidade de vacinas a serem destinadas ao Paraná é de 5% do total que o país tiver disponível. Com a quantidade de doses disponibilizadas, seguindo a ordenação por grupos prioritários, a previsão é vacinar o total de 4.019.115 pessoas até maio de 2021. A vacinação ocorrerá de acordo com o recebimento dos imunizantes, de forma gradual e escalonada.
Fonte: AEN - Jefferson Silva - RCA - Sesa
Postado por: Jefferson Silva - Laranjeiras do Sul
18/01/2021