A Polícia Rodoviária Federal convida a imprensa para acompanhar abordagens a condutores de veículos de carga e de passageiros com o foco na saúde dos condutores, levando informação sobre cuidados com a saúde e realizando aferição de pressão arterial e de gordura abdominal.
Chamada pela PRF de “Comandos de Saúde”, a ação será realizada em parceria com diversas instituições e órgãos de saúde, conforme cada localidade. O objetivo principal é ajudar na melhoria da qualidade de vida desses importantes profissionais e reduzir sinistros de trânsito que tenham ligação com a saúde dos condutores.
Os caminhoneiros, principal público-alvo, trabalham, em média 11,5 horas por dia, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) realizada em 2019. Assim, as muitas adversidades vividas pelo caminhoneiro podem estar relacionadas a diversos fatores de risco de doenças cardiovasculares, pois a rotina para o qual se adaptam torna-o vulnerável ao desenvolvimento da Hipertensão Arterial.
Outro fator que norteia esta ação é o fato de que apenas 42,6% procuram profissionais de saúde para prevenção, conforme o levantamento da CNT. Nesse contexto, fica evidente que o conhecimento e o controle dos fatores de risco à saúde associada à profissão de caminhoneiro são fundamentais para diminuir a ocorrência da Hipertensão Arterial e outras doenças cardiovasculares relacionadas e, por consequência, mitigar a incidência de sinistros de trânsito envolvendo esse grupo de profissionais.
Fonte: PRF
Postado por: Adilson
03/04/2024