Prazo para recolher a contribuição anual foi adiantada em relação a anos anteriores. Na prática, o CCIR comprova o cadastro do imóvel no chamado Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), uma plataforma que reúne as informações cadastrais de todas as terras do Brasil. Sem o certificado, os proprietários de imóveis rurais não conseguem fazer nenhuma movimentação em relação aos seus imóveis. Isso vale para operações como desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda sua área, utilizar como garantia para tomada de crédito rural e/ou para homologação de partilha amigável ou judicial em espólios (sucessão por causa mortis).
Serviço
Para emitir o novo CCIR, proprietários e possuidores a qualquer título de imóvel rural podem acessar o seguinte endereço eletrônico: https://sncr.serpro.gov.br/ccir/emissao
Se você tiver alguma dúvida na hora de emitir o certificado, procure o sindicato rural do seu município. Para encontrar a entidade mais próxima, clique aqui.
https://sistemafaep.org.br/sindicatos/
Todo o produtor rural deve fazer o CCIR, como explica do presidente do Sindicato Rural de Laranjeiras do Sul, Miguel Luiz Severino Alves. Confira o áudio desta notícia:
Fonte: FAEP - JORNALISMO RCA - JEFFERSON SILVA
Postado por: Jefferson Silva - Laranjeiras do Sul
17/07/2021