O prazo para entrega da declaração do ITR (Imposto Territorial Rural) do exercício 2021 está chegando ao fim, e é preciso ficar atento para nãos ser penalizado. O procedimento é obrigatório para pessoas físicas e/ou jurídicas proprietárias, titulares do domínio útil ou possuidoras de qualquer título de imóvel rural, inclusive usufrutuárias.
A declaração deve ser feita de forma online, por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR 2021, disponibilizado pela Receita Federal, no máximo até 30 de setembro, ou seja até a próxima quarta-feira. É importante não deixar para o últimos dias devido a possível lentidão do sistema que ocorre geralmente nos últimos dias de prazo. Quem transferiu a posse do imóvel rural de 1º de janeiro para cá, também precisa fazer o ITR.
A maioria dos sindicatos rurais do Paraná oferece suporte ao produtor para a realização do serviço, com maior comodidade e segurança.
Sobre o prazo final para o produtor da região efetuar a declaração do ITR, conversamos com o presidente do Sindicato Rural de Laranjeiras do Sul, Miguel Luiz Severino Alves que reforça o pedido aos produtores e destaca quais os documentos necessários para agilizar o processo.
Confira o áudio desta notícia:
Fonte: Jornalismo RCA - Jefferson Silva
Postado por: Jefferson Silva - Laranjeiras do Sul
23/09/2021