Nesta segunda-feira (23/09), o projeto Vivenciando a Prática foi realizado em uma propriedade rural localizada na Comunidade Linha Nova, em Rio Bonito do Iguaçu. A iniciativa contou com a participação dos alunos do 5º ano da Escola Vicentina Santa Ana de Laranjeiras do Sul, proporcionando uma imersão no cotidiano de uma propriedade rural. O projeto integra o Programa De Olho no Material Escolar, uma organização sem fins lucrativos que visa atualizar o conteúdo escolar com base em ciência e realidade prática, promovendo uma compreensão mais profunda da atuação do agronegócio.
Maristela Hikishima, produtora e integrante da Comissão de Mulheres do Sindicato Rural de Laranjeiras do Sul, destacou a importância do projeto:
“O Vivenciando a Agro foi aplicado em nossa região através de uma parceria entre o Sindicato Rural de Laranjeiras do Sul e a Cooperativa Coprossel, no bojo das diretrizes da associação De Olho no Material Escolar. O objetivo é trazer as crianças para conhecerem, de maneira imersiva, o funcionamento de uma propriedade rural, desde o plantio até a colheita, passando pela produção de uva e outras atividades. Hoje, os alunos puderam vivenciar nosso dia a dia. Percebemos uma interação muito positiva com as crianças”. O projeto não teria o mesmo impacto sem as parcerias estabelecidas, como frisou Hikishima:
“Contamos também com o apoio do Sicredi, da escola Santa Ana, da Campo Aberto FM, que cobriu o evento, e GH Pulverizações, que demonstrou o uso de drones. A programação deixou os alunos muito entusiasmados com o Agro.” O Sindicato Rural de Laranjeiras do Sul, segue com diversas frentes de trabalho, com destaque a comissão de mulheres.
Aprendizado prático
Após a recepção na propriedade, os alunos visitaram plantações de videiras e aprenderam sobre o ciclo de produção da uva, desde o plantio até a colheita. Eles também tiveram a oportunidade de conhecer a biofábrica de insumos biológicos, as instalações de confinamento de gado, sistemas de energia fotovoltaica e áreas de conservação de solo e preservação ambiental. A imersão incluiu visitas a uma lavoura de trigo e áreas de preservação permanente da propriedade. Manuela Gavasso Brustolin, uma das alunas participantes, ficou impressionada com o cuidado dos produtores:
"Achei tudo muito legal. A vegetação é bem cuidada, os animais são bonitos, e as fábricas de suco de uva são incríveis. Eu já sabia um pouco sobre o processo, mas ver tudo de perto é muito mais bonito.”
João Lucas da Rosa também ficou surpreso:
“Eu achava que eram poucas as propriedades que faziam preservação, mas vi que muitas fazem. Isso abriu meus olhos para como o agro funciona. Foi uma das melhores experiências escolares que já tive.”
Estela Barbosa comentou sobre a beleza do local: “A paisagem me chamou muita atenção, é um lugar muito lindo, com bastante vegetação natural. Eu me surpreendi com o tamanho da propriedade.” Analice Padilha Pontarolo e Lívia Passarin também expressaram sua satisfação com a visita:
“Gostei de tudo, foi muito legal e gostoso,” disse Analice.
"Foi uma experiência incrível, gostei muito dos animais e da vegetação," acrescentou Lívia.
Um futuro com mais conexões entre o campo e a cidade
O projeto Vivenciando a Prática reforça a importância de conectar estudantes ao campo, mostrando de forma prática a relevância do agronegócio e da preservação ambiental. A experiência despertou a curiosidade e o entusiasmo dos alunos, aproximando-os da realidade rural e contribuindo para uma visão mais ampla e consciente sobre o setor agropecuário.
A Coprossel mantém outros programas de formação com seu quadro social, como por exemplo do Potencializa Jovem Coprossel, que está na sua quarta turma de formação.
Fonte: RCA - Jefferson Silva
Postado por: Jefferson Silva - Laranjeiras do Sul
25/09/2024