Após cerca de sete horas fora do ar, redes sociais WhatsApp, Facebook e Instagram voltaram a funcionar no início da noite de segunda-feira. As plataformas tiveram instabilidade por volta do meio dia e comprometeram principalmente a comunicação por mensagens instantânea, o WhatsApp.
A falha provocou queda na cotação das ações das empresas no mercado financeiro. Especialistas estimam que o empresário Mark Zuckerberg, dono das plataformas, perdeu cerca de CINCO BILHÕES 900 MILHÕES DE DÓLARES da sua fortuna pessoal.
Pelo Twitter, a empresa se desculpou e afirmou que tinha ciência da dificuldade de milhões de usuários em acessar os aplicativos e produtos. Pouco antes das 17h, Mike Schroepfer, oficial-chefe de tecnologia do Facebook, publicou um pedido de desculpas para os usuários impactados pelo que classificou como “erros de rede”.
Especialistas em tecnologia arriscaram dizer que se tratava de um problema de DNS – falha no servidor que acessa os dados dos usuários. Na prática, é como se o endereço do site que carrega o domínio da plataforma ficasse desconfigurado, o que inviabiliza o acesso. Todos os serviços associados a esse domínio ficam comprometidos.
Segundo os números da Nasdaq - a bolsa de valores do mercado de tecnologia -, o Facebook perdeu cerca de 5,34% de valor de mercado até o momento com a falha. Isso equivale a cerca de US$ 50 bilhões - o valor total estimado da rede social Twitter. As ações do Facebook estão cotadas no momento a US$ 326,23.
Fonte: Agência Brasil - Rádio 2
Postado por: Josiel - Laranjeiras do Sul
05/10/2021