Os laranjeirenses continuam querendo saber o que aconteceu na cadeia pública de Laranjeiras do Sul. Nos últimos anos nenhuma fuga ou rebelião foram registradas. Mas a tranquilidade da população foi embora desde a intervenção do SOE (Serviço de Operações Especiais) do Depen-PR (Departamento Penitenciário), que ocorreu no último dia 6. Desde então, duas fugas foram registradas. A segunda, na madrugada deste domingo, 11, deixou a comunidade assustada. Dez presos fugiram, entre eles, alguns considerados de alta periculosidade.
E um fato que chamou a atenção é que mais de 24 horas após o fato ocorrido, o secretário de Segurança Pública do Paraná, Evandro Mesquita de Oliveira, não sabia da fuga. Só soube, porque na tarde desta segunda-feira, 12, a Rádio Campo Aberto recebeu a visita de um parlamentar. A reportagem da emissora questionou o deputado sobre a fuga e por que não houve uma operação das polícias para tentar recapturar os fugitivos. Na mesma hora o deputado entrou em contato com o secretário de Segurança do Paraná para saber o que estava ocorrendo. Mas Wagner Mesquita disse que não sabia da fuga na cadeia de Laranjeiras.
A situação se torna ainda mais preocupante porque o comandante da Segurança Pública do Estado não havia sido informado da situação.
No domingo, 11, a reportagem da Campo Aberto já havia entrado em contato com o diretor-geral do Depen, Osvaldo Messias Machado. Ele disse que responderia as perguntas enviadas. Porém, na segunda-feira, a resposta veio por nota repetida (já divulgada na semana passada), através da assessoria.
Algo tão grave acontecendo na cidade, e ainda não se sabe o que, de fato, aconteceu. A população merece uma explicação por parte do comando da Segurança Pública do Estado.
A comunidade laranjeirense continua querendo saber: O que está acontecendo? Por que, durante a intervenção do SOE, aconteceram estas fugas? Por que não houve uma operação de recaptura?
TRANSFERÊNCIAS
Na manhã desta terça-feira, 13, aconteceu a transferência dos últimos presos da cadeia de Laranjeiras. Outros já haviam sido transferidos na semana passada, quando mais de 200 presos estavam na cadeia. O Depen é o gestor pleno da cadeia de Laranjeiras do Sul.
OS FUGITIVOS SÃO:
-Fábio Fernando de Souza - Pato Branco/PR
-Ezaque Alves da Silva - Telêmaco Borba/PR
-Valdenei Lino - Palmital/PR
-Alcione Antonio da Rosa - Porto Barreiro/PR
-Igor Mateus dos Santos Ferreira - Laranjeiras do Sul/PR
-Julcimar Padilha - Chapecó/SC
-Weslei Bruno Cordeiro da Luz - Palmital/PR
-Ronaldo Rosa de Lima - Nova Laranjeiras/PR
-Adolfo Cristiano Krepel - Campo Mourão PR
-Gusttavo Henrique Antunes - Cascavel/PR
DENUNCIE
Se tiver alguma informação sobre os foragidos ligue para a polícia: 190, 197 ou 181.
A ligação é gratuita e o anonimato será mantido.
Fonte: Departamento Jornalismo
Postado por: adilson
13/12/2022