Uma das classes profissionais que mais busca se atualizar em relação aos avanços e novidades tecnológicas é justamente a dos produtores rurais. Atualmente, o trabalho no campo está cada vez mais tecnológico e com uso do que há de mais avançado no mercado. Um exemplo é a utilização de drones para efetuar alguns trabalhos a campo e fomentar as informações do produtor rural moderno.
Atento a estes avanços, o Sindicato Rural de Laranjeiras do Sul, em parceria com o SENAR-PR iniciou esta semana um curso para alguns associados, sobre a utilização de drones na agricultura. O Curso teve duração de três dias, e encerrou ontem quinta-feira (21/01) com a realização da aula prática.
De acordo com o Instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - (Senar – PR), que ministrou a capacitação, Pelisson Kamiski , em linhas gerais o objetivo do Curso é proporcionar ao participante um conhecimento e habilidade necessária, para poder voar com o drone de forma segura e obter imagens aéreas da propriedade para tomada de decisão. “Destacamos no curso a importância dessas imagens disponibilizadas ao produtor, vendo a propriedade com ótica diferente, dessa forma aplicando na área administrativa e técnica”. Conversamos também sobre as inúmeras possibilidades de uso do drone na propriedade, finalizou Pelisson.
Para o presidente do Sindicato Rural de Laranjeiras do Sul, Miguel Luiz Severino Alves, o uso de drone na agricultura é uma ferramenta importante para ajudar ao produtor, no monitoramento das lavouras. “O curso foi muito bem conduzido, e nós do Sindicato ficamos felizes em trazer o curso para Laranjeiras do Sul”. É importante a comunidade e os produtores que tiverem uma demanda por cursos, que procurem o Sindicato, que nós vamos buscar e realizar, considerou Miguel.
Um dos participantes, o agrônomo Alessandro Wilens considerou que as informações recebidas podem ajudar os produtores e profissionais de assistência técnica. “Tivemos a parte teórica e prática que contribuíram muito para conhecermos ainda do assunto”. O Curso foi bastante abrangente e com certeza essa tecnologia vai se popularizar cada vez mais e daqui um tempo será uma ferramenta normal no nosso cotidiano, finalizou Alessandro.
Fonte: Jefferson Silva - Jornalismo RCA - Fotos aula prática Alessandro Wilens
Postado por: Jefferson Silva - Laranjeiras do Sul
22/01/2021