Os proprietários de carros que tentaram acessar as guias para o pagamento do IPVA nesta manhã de terça-feira, 4 de janeiro, enfrentaram muita lentidão e instabilidade. Por volta de meio-dia, o portal caiu e ficou fora do ar por cerca de 40 minutos. A causa pode ter sido o número de acessos. O governo do Paraná liberou nesta terça-feira a consulta e emissão das Guias de Pagamento pelo portal do IPVA.
Segundo as informações da assessoria da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), as instabilidades seriam resultado o trabalho de atualização do sistema realizada nesta última segunda-feira, 3 de janeiro. Ainda conforme a assessoria a atualização estava programada desde dezembroe o objetivo é disponibilizar todos os serviços programados no portal.
Pela página da Secretaria de Estado da Fazenda o contribuinte terá acesso a diversos serviços do IPVA: pedidos de isenção/imunidade, parcelamento, emissão de guia de pagamento, regularização de débitos e revisão do valor venal. Ainda será possível realizar consultas de débitos dos veículos, consulta do Detran-PR, de parcelamentos e do valor venal, além de receber atendimentos pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão.
O Estado destina 50% do valor arrecadado com o IPVA para o município de emplacamento do veículo. Sua arrecadação é utilizada para custear os investimentos públicos, como educação, saúde, segurança e transporte.
Para veículos adquiridos em anos anteriores a 2022 a cobrança se inicia em janeiro e a alíquota é de 3,5% ou 1% do valor do veículo, podendo ser quitado à vista (com bonificação de 3%) ou em até cinco parcelas.
Fonte: www.bemparana.com.br
Postado por: Josiel
04/01/2022