Foi realizada, na noite de quarta-feira (9), a cerimônia de posse da equipe diretiva do Campus Laranjeiras do Sul da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O professor Fábio Luiz Zeneratti, eleito na Consulta Prévia e Informal, tomou posse como diretor de Campus, para o mandato 2023-2027. A cerimônia reuniu diversas autoridades regionais, servidores e alunos da UFFS, representantes de entidades da região e demais convidados.
A assinatura do termo de posse foi realizada pelo reitor da UFFS, professor Marcelo Recktenvald, que desejou sucesso para a equipe diretiva, que também é formada pela coordenadora Acadêmica, professora Manuela Franco de Carvalho da Silva e o coordenador Administrativo, William Pletsch dos Santos.
Em seu discurso, o reitor da UFFS desejou um bom trabalho para a nova equipe que assume a gestão. “Que a equipe possa atender da forma mais adequada às necessidades da nossa comunidade, para oferecer uma formação de excelência para as pessoas que precisam, pessoas que durante muito tempo foram deixadas de lado pelo poder público no tocante a presença da educação superior em áreas mais interiorizadas. Desejo sucesso ao Fábio e toda sua equipe e a todo Campus Laranjeiras do Sul”.
Em seu pronunciamento, o diretor Fábio Luiz Zeneratti agradeceu a presença dos estudantes, técnicos administrativos, terceirizados, docentes, autoridades, comunidade regional e demais convidados. Zeneratti destacou que “começa aqui uma gestão que é para todos, uma gestão pautada na ética, no respeito e na construção coletiva, uma gestão cooperada. A partir de hoje, nosso grande desafio é fortalecer nossas semelhanças, vamos construir uma gestão e um Campus forte para a região, e isso só se faz juntos, então precisamos somar esforços”.
Sobre a relação da UFFS com a comunidade, o diretor reforçou que: “Para nós, a comunidade regional é parte da universidade, ela construiu essa universidade. Sabemos da história do Campus e da Universidade, sabemos da luta para trazer a Universidade aqui para a região. Saibam que a UFFS está aberta para construirmos um trabalho de maneira coletiva”.
Em outro momento de sua fala, o Zeneratti falou sobre sua história: “sou filho da classe trabalhadora, saí de uma cidade pequena e logo cedo fui estudar em Maringá, na UEM. Posso dizer que a Universidade mudou a minha vida. Em seguida, fiz pós-graduação na UEL, e posso afirmar que esse é o papel extraordinário da Universidade Pública: permitir que um o jovem trabalhador, filho de trabalhador rural e empregada doméstica, sonhe e, mais do que isso, construa momentos como esse. Eu não me engano em achar que isso é meritocracia, isso é o papel da Universidade, isso é ter oportunidades, isso é ter políticas públicas”.
“Tive a oportunidade de participar de políticas públicas que me permitiram estar na universidade pública, e é por isso que estou aqui tomando posse como diretor, porque lá em 2003 tive acesso a universidade pública, e é isso que cada um de vocês que estão aqui presentes demonstram estando aqui hoje, nós queremos uma universidade pública que permita sonhar, que permita construir um caminho, para hoje estar aqui assumindo a direção. Confesso que nunca imaginei que isso poderia acontecer e também tenho clareza que isso não se faz sozinho, estou aqui por vocês, porque vocês construíram esse processo do qual eu represento, e não tenho a prerrogativa de achar que serei o representante para sempre, pois cada um que está aqui hoje tem a condição de estar aqui representando a busca por uma universidade democrática e uma educação transformadora”.
Durante seu discurso, o diretor renovou alguns compromisso assumidos, enfatizando que “as propostas para a nova gestão foram construídas coletivamente e expressam a universidade que queremos”. Eu quero renovar o compromisso com uma universidade popular e inclusiva; Com uma gestão pública ética, racional e qualificada, e vou me dedicar todos os dias para isso; renovar o compromisso com a pesquisa de excelência e com o desenvolvimento tecnológico transformador; renovar o compromisso com o ensino de qualidade, com a cultura, com a extensão, com possibilidade da diversidade estar presente no nosso dia a dia; quero renovar o compromisso com a comunidade regional, que lutou para que essa universidade existisse, tenham certeza que faremos de tudo para que a luta de vocês seja também a nossa luta cada dia dentro dessa universidade; renovar o compromisso com os técnicos administrativos, de uma gestão dialogada, de uma gestão que olhe para as pessoas e tenha o pé no chão, e é isso que vamos construir”.
“Só atingiremos esses compromissos trabalhando de maneira conjunta, de maneira cooperada e é isso que vamos fazer. Não será o professor Zeneratti que fará sozinho, essa não é uma tarefa só minha, tenho certeza que tenho um papel importante, mas sei que terei vocês todos os momentos para construir o Campus que nós queremos, construir a universidade pública, que já é, mas que mais do que isso, ela seja popular, democrática, e inclusiva”, concluiu.
Currículo
Fábio Luiz Zeneratti possui licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É especialista em Gestão Ambiental pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (FAFIPA), possui mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Acesse aqui o currículo Lattes do professor Fábio Luiz Zeneratti.
Fonte: Assessoria de Comunicação Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Postado por: Jefferson Silva - Laranjeiras do Sul
14/08/2023