ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Devido à pandemia do Coronavírus e em consonância com os Decretos do Governo do Estado do Paraná, a ADAPAR adotará as seguintes medidas preventivas para evitar a disseminação da doença:

Atendimento nas Unidades
As unidades da ADAPAR permanecerão abertas porém, não realizarão o atendimento presencial. Os serviços serão fornecidos por meio dos sistemas automatizados, e-mail ou telefone. Para tanto, os interessados deverão entrar em contato via e-mail ou telefone com as Unidades Locais de Sanidade Agropecuária (clique para acessar os contatos).

Unidade Regional de Sanidade Agropecuária - URS de Laranjeiras do Sul
Para a  Unidade Regional de Sanidade Agropecuária de Laranjeiras do Sul, que abrange os municípios de Guaraniaçu, Diamante do Sul, Nova Laranjeiras, Marquinho, Laranjeiras do Sul, Virmond, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu, Espigão Alto do Iguaçu e Quedas do Iguaçu, a emissão de GTA deve ser solicitada através do e mail adaparljs@adapar.pr.gov.br. Aos produtores que não tem acesso a internet, pode fazer, através do  telefone é (42) 3635 1181.


Postos de Fiscalização do Trânsito Agropecuário - PFTAs
Os Postos de Fiscalização do Trânsito Agropecuário seguem em funcionamento. No arco norte, nas divisas com os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, estes postos têm servido de apoio para as ações dos órgãos de saúde e de segurança pública frente ao enfretamento da propagação do novo coronavírus. Para acessar os contatos da ADAPAR nestes postos, clique aqui.

Guia de Trânsito Animal - GTA
Cientes de que a cadeia produtiva e a continuidade da movimentação de animais de produção é imprescindível neste momento, a ADAPAR disponibiliza o serviço de emissão de GTA por email. Para tanto, o produtor deverá encaminhar um e-mail para a Unidade Local de Sanidade Agropecuária de origem da propriedade rural (clique para selecionar os contatos) ou para a conta gta@adapar.pr.gov.br. 

O email deverá conter as seguintes informações:
ORIGEM: Nome produtor, nome da propriedade, CPF ou CNPJ cadastrado na Adapar. Município da propriedade, telefone para contato.
DESTINO: Nome produtor, nome da propriedade, CPF ou CNPJ cadastrado na Adapar. Município da propriedade, telefone para contato.
ESPÉCIE A SER TRANSPORTADA: Bovinos, Búfalos, ovinos, caprinos, suínos, aves
FINALIDADE: Abate, cria/engorda, cria/reprodução
NÚMERO DE ANIMAIS A SEREM TRANSPORTADOS POR FAIXA ETÁRIA
OBS: As exigências para emissão da GTA continuam as mesmas. Caso exista necessidade de  documentos adicionais, os mesmos serão informados por nossos Fiscais de Defesa Agropecuária ou Assistentes de Fiscalização.

Doenças sob Controle Oficial
As equipes da ADAPAR realizarão normalmente o atendimento às notificações de suspeitas de doenças sob controle oficial, a citar:
Mortalidade de 10% em aves;
Mortalidade em suínos (NI 05);
Lesão vesicular;
Suspeitas de raiva;

Notificações recebidas pelo e-SISBRAVET;
Notificações realizadas por terceiros referentes às suspeitas de doenças emergenciais ou com mortalidade expressiva;
Notificações de animais positivos para brucelose, tuberculose, anemia infecciosa equina (AIE) e mormo seguirão adotando os mesmos procedimentos de interdição, com o devido acompanhamento e realização do sacrifício ou abate sanitário, conforme o caso;
As atividades que possam interferir no funcionamento de estabelecimentos, notadamente as certificações de granjas GRSC e de reprodução avícola, deverão ser realizadas com menor número de pessoas envolvidas e com a programação agendada junto às empresas.

Eventos Agropecuários
Todos os eventos agropecuários estão provisoriamente suspensos no Paraná. A medida inclui a realização de rodeios, cavalgadas, feiras agropecuárias, torneios e exposições.


Fonte: ADAPAR
Postado por Jefferson Silva - Data: 25/03/2020

Arquivos Relacionados a Notícia