ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O Programa estadual Cartão Comida Boa trata-se de um auxílio emergencial criado por lei estadual, que permite aos beneficiários a compra de alimentos em comércios credenciados em cada município.

O auxílio vai vigorar durante o período da pandemia do novo coronavírus e é um complemento aos benefícios do governo federal. Estão aptos a receber o vale os 840 mil inscritos no Cadastro Único do governo federal, e cerca de 168 mil microempreendedores individuais, contribuintes individuais do Regime Geral da Previdência Social e trabalhadores informais de qualquer natureza.  A iniciativa foi regulamentada por decreto assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) orientou os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e entidades religiosas sobre as ações necessárias para a concessão do auxílio emergencial.
Em conjunto, as duas secretarias entregaram os vales aos chefes de núcleos regionais do governo, que começam a repassar às prefeituras. 

No núcleo regional da Secretaria da Agricultura e  do Abastecimento  (Seab) em Laranjeiras do Sul, Valter Rodacki e a secretária da Sejuf, Sandra Viola receberam os prefeitos na manha nesta quarta-feira (06/05) na regional da Seab para a entrega dos 17.428 cartões que vão beneficiaram famílias carentes na região.

Para Valter Rodacki, esse recurso é muito importante para região onde os beneficiários receberão em três parcelas o auxílio nesse momento de dificuldade. “ Esse aporte momentâneo vai auxiliar principalmente as pessoas mais carentes, que estão em dificuldade e  vai ajudar na alimentação dessas”. Esse valor em muitas famílias vai fazer a diferença, finalizou Valter.  

Os municípios da área de abrangência da Seab de Laranjeiras do Sul   número de cartões disponibilizados.

Laranjeiras do Sul – 2.796
Diamante do Sul - 592
Espigão Alto do Iguaçu – 1.026
Guaraniaçu – 1. 296
Marquinho - 882
Nova Laranjeiras – 1.759
Quedas do Iguaçu – 4.964
Porto Barreiro - 514
Rio Bonito do Iguaçu – 3.026
Virmond – 572
Total: 17.428 – R$ 871.400,00 na primeira parcela.

OPERAÇÃO – O benefício será operacionalizado por meio de um cartão com proteção por QR Code, que permitirá realizar as compras nos mercados credenciados pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.
Os municípios farão a distribuição aos cadastrados, de acordo com regramento do Estado.

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) orientou os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e entidades religiosas sobre as ações necessárias para a concessão do auxílio emergencial.
Em conjunto, as duas secretarias entregaram os vales aos chefes de núcleos regionais do governo, que começam agora a repassar às prefeituras.

QUEM VAI RECEBER – Para ter direito ao cartão, é preciso ser maior de 18 anos (à exceção de mães adolescentes), ter renda familiar mensal per capita não superior a meio salário mínimo e renda familiar que não passe de três salários mínimos.
Os beneficiários inscritos no CadÚnico precisam apenas apresentar documento com foto e CPF no local indicado pelo município para a retirada do cartão.
Não estão incluídos no cálculo da renda familiar os rendimentos do Programa Bolsa Família.

CARTÃO – O Cartão Comida Boa é um voucher com Código QR impresso, vinculado ao Cadastro de Pessoa Física (CPF) do beneficiário.
O vale foi impresso pela Celepar, que também é responsável pela criação e administração do site www.cartaocomidaboa.pr.gov.br.

Pelo portal cartaocomidaboa.pr.gov.br ou pelo telefone 0800 200 4150, os interessados podem verificar se estão inscritos no CadÚnico e obter informações sobre o auxílio, inclusive os locais de retirada dos vales e os estabelecimentos comerciais credenciados. O voucher será entregue pelas prefeituras, preferencialmente em Centros de Referência de Assistência Social, igrejas ou clubes de serviço.

 


Fonte: Jornalismo RCA - AEN
Postado por Jefferson Silva - Data: 06/05/2020

Arquivos Relacionados a Notícia