O 12° episódio do “Alimentos Seguros na Cantu Responde” fala sobre “Posso confiar somente no cheiro para saber se o alimento está estragado?”. O quadro é desenvolvido por estudantes da disciplina de Higiene do curso de Engenharia de Alimentos e por bolsistas e voluntários, através do projeto de extensão “Alimentos Seguros na Cantu”, coordenado pela professora-doutora Eduarda Molardi Bainy, e veiculado na Rádio Campo Aberto FM, toda quarta-feira, às 15:30h, dentro do Programa Tarde em Movimento.
No quadro são tiradas dúvidas sobre o preparo de alimentos e também muitas dicas para o preparo correto de alimentos.
Dúvidas podem ser enviadas para o email alimentosuffs@gmail.com que o curso de Engenharia de Alimentos irá responder.
No link (logo abaixo do texto) você confere o áudio do Episódio 12 sobre o “cheiro dos alimentos”, com a aluna Simone de Oliveira
Episódio 12:
Tema: “Posso confiar somente no cheiro para saber se o alimento está estragado?”
Com a aluna Simone de Oliveira
Professora/coordenadora: Eduarda Molardi Bainy
No assunto de hoje é uma dúvida muito frequente: Posso confiar somente no cheiro para saber se o alimento está estragado?
Não é recomendado confiar somente no cheiro para saber se um alimento está estragado. O cheiro é uma das formas de identificar se um alimento pode estar estragado, mas não é a única. Muitos alimentos estragados não apresentam um cheiro ruim óbvio, principalmente no estágio inicial. Além disso, algumas bactérias que causam doenças podem estar presentes em alimentos sem alterar o cheiro. É importante também prestar atenção na aparência e textura do alimento, verificar se está mofado, viscoso ou com alguma cor estranha. A data de validade também é importante, pois indica até quando o alimento está seguro para consumo.
Outra dica importante é guardar os alimentos que precisam de refrigeração na geladeira. E deve-se evitar ter um estoque muito grande dos alimentos que podem estragar com mais facilidade, principalmente no verão.
Se tiver dúvidas quanto à qualidade de um alimento, é melhor evitar consumi-lo para evitar problemas de saúde.
Crédito: Projeto de Extensão Alimentos Seguros na Cantu – UFFS – Campus Laranjeiras
CONFIRA abaixo o áudio do 12º episódio
Fonte: Departamento Jornalismo/UFFS
Postado por: Jakeline - Laranjeiras do Sul
22/05/2024