A cultura do arroz é essencial para a segurança alimentar e nutricional para mais da metade da população mundial, além de ser integrante do hábito alimentar da nossa população. Sua produção ocorre em todo o país, mas tem maior concentração na Região Sul do país, que é responsável por quase 80% da oferta nacional.
O arroz tem perdido área ao longo dos anos. Nas últimas dez safras, a área cultivada com arroz reduziu aproximadamente 38%, sobretudo em áreas de sequeiro, uma vez que o produtor tem optado por culturas mais rentáveis.
De acordo com as estimativas da Conab, a área brasileira de arroz, nesta safra, deverá ser 13,9% menor que a área cultivada na safra passada. Apesar da produção não ter sofrido grandes variações nesse período, o rizicultor nacional tem mantido a produção ajustada ao consumo, incrementando a produtividade com a utilização de um melhor pacote tecnológico.
O salto de produtividade entre a safra 2000/01 e 2017/18 foi de 95% (de 3.197 para 6.243 kg/ha, nesta safra). A produção deverá experimentar redução, estimada em 12,2% quando comparada à safra passada.
Trigo:
A Conab revisou o quantitativo de área plantada devido à retração de intenção de plantio, perfazendo um total de 1,97 milhão de hectares de trigo no Brasil. Essa diminuição se deve ao receio dos produtores quanto a problemas enfrentados na safra passada, em relação à produtividade do trigo.
Foram realizados ajustes no quadro de oferta e demanda do trigo em relação à produção, que deverá ser 5,47 milhões de toneladas, ou seja, 0,7% superior à da safra passada, dado o aumento de 4,2% de produtividade.
Fonte: Portal do Agronegócio
Postado por: Jefferson Silva
22/05/2019