Na sexta-feira (04/09) foi realizado um ato simbólico de entrega de bens conquistados e adquiridos pela Associação de Mulheres Agricultoras Da Agricultura Familiar (AMAAF) e Cooperativa de Pequenos Agricultores de Rio Bonito do Iguaçu (COPARBI) em Rio Bonito do Iguaçu por meio do Programa Coopera Paraná do governo do Estado.
O projeto contempla um investimento de aproximadamente R$ 200 mil reais. Na mesma ocasião foi comunicado também aos agricultores a contemplação de mais um projeto do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de venda para o Estado do Paraná e entrega de alimentos no valor de R$ 151mil reais, que vai auxiliar a venda dos produtos produzido pelos agricultores.
Coopera Paraná
Entre os bens, os empreendimentos irão contar com um Camionete 0 km, Trator agrícola, enxada rotativa, estruturas para as hortaliças como caixas d´água, telas, também conta com equipamentos para estruturação da agroindústria de panificados e alguns equipamentos para escritório.
Para Valter Rodacki chefe da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento ( SEAB) núcleo em Laranjeiras do Sul , o incentivo do Cooperara Paraná auxilia a produção e dá novas condições de continuidade no trabalho das famílias no campo. “ Ficamos satisfeitos em poder proporcionar a través da Secretaria de Agricultura do Estado do Paraná, esse momentos de fortalecimento da Agricultura Familiar”. A região é tem base agropecuária e esses recursos vem a ajudar a compor a renda familiar e auxiliando a permanência das famílias no campo ressaltou Valter.
O assessor da Agência de Desenvolvimento do Extremo Oeste – (ADEOP) executora da chamada pública Ater Mais Gestão - Yogo Kubiak Canquerino, relata sobre a importante contribuição da agricultura familiar organizada em associações e cooperativas. “O acesso ao recurso vem a calhar com estruturação das famílias associadas na AMAAF e COPARBI, podendo fortalecer processos produtivos nas áreas rurais, de panificação e de comercialização”. A possível agregação de valor a produção e a inserção dos bem e serviços de forma mais eficiente, contribuindo com a dinamização da economia local.” Enfatizou Yogo.
De acordo com um dos produtores beneficiários dos projetos Sr Abraão Pinto, a cooperação entre as associações e cooperativas somam forças e resulta da conquista de benefícios aos cooperados. “Ficamos contentes pois esses projetos ajudam os produtores a produzir e vender seus produtos”. Esse envolvimento dos produtores, conselhos orientadores e administração pública, finalizou o produtor rural de Rio Bonito do Iguaçu Abraão Pinto.
Fonte: ADEOP
Postado por: Jefferson Silva - Rio Bonito do Iguaçu
08/09/2020