O Conselho da Comunidade de Laranjeiras do Sul realizou na tarde desta quarta-feira, 20, no Cine Teatro Iguassu, o 1º Seminário Flor de Laranjeira – Boas Práticas que Inspiram na Prevenção da Violência Doméstica.
Representantes de entidades e autoridades de Laranjeiras e região participaram do evento, que discutiu iniciativas de enfrentamento à violência doméstica e feminicídio.
Também durante o encontro foram apresentados os projetos finalistas do 1° Prêmio Flor de Laranjeira. Conforme o regulamento, puderam participar instituições públicas, entidades privadas e demais organizações da Comarca de Laranjeiras do Sul, com projetos de boas práticas de prevenção da violência contra a mulher.
O projeto vencedor foi o “Renascendo com Arte”, do Cras de Marquinho, que recebeu R$ 5 mil, patrocinado pela Sicredi Grandes Lagos. Já no 1° Concurso de Poemas Flor de Laranjeira foi premiada a aluna Yasmin de Souza Baptistel e sua professora Soliane Kessler do Colégio Floriano Peixoto. Yasmin foi premiada com a poesia “Lembranças de um Passado”, e ganhou um tablet, patrocinado pela Associação dos Universitários UAD.
Na programação teve discussão do tema com autoridades locais, palestra “combatendo feminicídios” com a especialista Ana Claudia da Silva Abreu, além de apresentações da Banda Municipal e da Escola de Ballet Ballerina.
Projeto de Marquinho
Segundo a assessoria, “o Projeto Renascendo com Arte oferece um espaço seguro para que mulheres vítimas ou não de violência possam reconstruir sua autoestima, desenvolver habilidades artísticas e criar laços de apoio mútuo. Entre as atividades realizadas estão oficinas de pintura em tecido, crochê em barbante e bordado em ponto cruz, possibilitando tanto a expressão criativa quanto a geração de renda.
Além das oficinas, as participantes contam com acompanhamento psicológico e apoio social, garantindo um olhar integral para sua recuperação emocional e fortalecimento pessoal. O projeto é permanente e acontece tanto na sede da Secretaria, em Marquinho, quanto na comunidade do Guampará, alcançando mulheres em situação de vulnerabilidade também no interior do município.
De acordo com a equipe da Secretaria de Ação Social, Mulher e Família, o objetivo é empoderar as mulheres, promover solidariedade e criar oportunidades de autonomia financeira, reforçando a importância de uma rede de proteção forte e contínua.”
Fotos: Jakeline Buratti/Campo Aberto FM e Assessorias da Sicredi/Conselho da Comunidade/Prefeituras de Laranjeiras e Marquinho
Fonte: Departamento Jornalismo/Assessorias
Postado por: Jakeline - Laranjeiras do Sul
21/08/2025