Nesta sexta-feira (20), na sede da cooperativa Coprossel em Laranjeiras do Sul foi assinado o Acordo de Cooperação - ART Social (um incentivo do Conselho ao desenvolvimento da Agricultura Familiar no Paraná).
Trata-se de um convênio firmado entre Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná Crea-PR, Sindicato, Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (OCEPAR), e Coprossel. O convênio assinado que estabelece diretrizes para que os agricultores familiares (principalmente de baixa renda) tenham acesso à atendimento profissional e assistência técnica.
Para o presidente do (Crea-PR), Engenheiro Civil Ricardo Rocha de Oliveira, o convênio assinado vai além da redução das taxas de ARTs. “Esse convênio foi uma das propostas de nossa gestão, de possibilitar uma forma mais adequada de registro, trazendo benefícios financeiros e também propor uma adequada assistência técnica para a agricultura familiar”. Muitas vezes esses agricultores, se sentiam impedidos de ter o acesso ao um profissional”. Ressaltamos que esse convênio alcança toda as atividades das cooperativas paranaenses que envolvem os profissionais do CREA, como engenheiro agrônomo, engenheiro agrícola, engenheiro de pesca e ou engenheiro florestal.
De acordo com o presidente da Coprossel , que também preside Associação Paranaense de Sementes e Mudas (APASEM) Paulo Pinto de Oliveira Filho, esse convênio assinado reforça a concepção da Cooperativa, na importância do trabalho dos técnicos e agrônomos no aumento de produtividade, produção de renda em consequência melhor qualidade de vida aos envolvidos. “Esse ano foi difícil, ano de pandemia, mas observamos que muitos recursos entraram na comunidade e na economia. Recursos que vieram do setor produtivo do agronegócio. Contudo é muito importante nosso olhar atendo na sustentabilidade de nossos produtores. A Coprossel tem programas excelentes, muito trabalho, muito planejamento e dedicação e assim vamos construindo no dia a dia esses resultados e colocando o alimento na mesa do brasileiro e do mundo inteiro, por um custo menor e com abundância para todos, finalizou Paulo Pinto.
O que estabelece o Acordo de Cooperação
Trata-se de um convênio firmado entre Crea-PR e Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (OCEPAR), que estabelece diretrizes para que os agricultores familiares (principalmente de baixa renda) do interior paranaense tenham acesso à atendimento profissional e assistência técnica.
Objetivo
1) Democratizar do acesso à assistência técnica;
2) Incentivar a associação dos pequenos produtores às Cooperativas;
3) Proporcionar estágio para alunos em fase final de formação, devidamente supervisionados por profissionais dos quadros das cooperativas.
Papel do Crea-PR e das Cooperativas
Compete às Cooperativas contratar profissionais e fazer a interlocução entre os profissionais e os produtores rurais. Compete ao Crea fortalecer o exercício profissional, democratizando o acesso ao conhecimento técnico para que o campo produza, cada vez mais, com qualidade e sustentabilidade.
O acordo fortalece, em linhas gerais, a profissionalização das atividades do campo, a valorização dos profissionais do sistema Confea/Crea e o estímulo ao associativismo.
Fonte: Assessoria Coprossel - Jornalismo RCA - Jefferson Silva
Postado por: websix - Laranjeiras do Sul
21/11/2020