A crise hídrica, que já se estende de forma mais severa desde meados de 2019 no Paraná, somada à temperatura ambiente e de solo excessivamente elevada, ampliou a estimativa de perdas para o setor agrícola do Estado.
Para possibilitar tomadas de medidas de forma mais ágil e ajudar agricultores e outras categorias de profissionais afetadas pela estiagem no Estado, o governo decretou situação de emergência. “Permite que os agricultores façam minimamente renegociações com fornecedores e com bancos, e estar atentos, junto com os municípios, para enfrentamento das dificuldades provenientes da estiagem.
Na regional do Departamento de Economia Rural o Deral em Laranjeiras do Sul, que abrange os 10 municípios da região, as lavouras mais afetadas são as de milho , as perdas em média já são superiores a 55 % de quebra de safra.
Em reais, o valor do prejuízo já ultrapassa a casa de um bilhão de reais apenas na regional de Laranjeiras do Sul. Esse valor deixará de circular no comércio local e afetando negativamente, como explica o economista do Deral Edson Gonçalves de Oliveira
Ouça a matéria completa com Jefferson Silva.
Fonte: Redação/Foto:Internet
Postado por: Josiel - Laranjeiras do Sul
06/01/2022