A produção diversa da Reforma Agrária chegou a famílias que enfrentam dificuldades em garantir o alimento de cada dia nas cidades de Quedas do Iguaçu e Laranjeiras do Sul, região Centro do Paraná. Ao todo, 3 toneladas de alimentos e mil litros de leite foram distribuídos nesta sexta, sábado e segunda-feira, 5, 6 e 8 de fevereiro.
Além do leite fresco, feijão, abóbora, mandioca, milho verde, banana e melancia estão entre os itens que fizeram parte das cestas. Os alimentos foram doados por famílias dos assentamentos 8 de Junho e Passo Liso, e acampamento Recanto da Natureza, ambos de Laranjeiras do Sul; pelo acampamento Antônio Conrado, de Rio Bonito do Iguaçu; e assentamento Porto Pinheiro, de Porto Barreiro; do acampamento Vilmar Bordin e do assentamento Celso Furtado, Quedas do Iguaçu.
Laureci Leal, integrante da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e assentado em Laranjeiras do Sul, relacionou a piora das condições da população urbana com o fim do auxílio emergencial. “O que nós podemos fazer nessa pandemia é ser solidários com os trabalhadores, aliados nossos, que sofrem e que estão sendo penalizados nesse momento de crise e de ataque aos direitos que o Bolsonaro tem feito”.
As doações em Quedas do Iguaçu ocorreram na sexta, quando foi partilhado o leite fresco - a maior parte vindo de acampamentos -, e mil quilos de alimentos. Cerca de 100 famílias do município foram atendidas com alimentos e 400 com leite. Já em Laranjeiras do Sul a ação ocorreu neste sábado, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.
As comunidades que se uniram para doar alimentos nesta sexta e sábado já haviam se mobilizado em ações de solidariedade em 2020. A mais expressiva delas ocorreu no Dia da Agricultura Familiar, quando cerca de 80 toneladas foram partilhadas em um único dia. Acampamentos e assentamentos de Quedas do Iguaçu e de Rio Bonito do Iguaçu planejam uma nova doação no final de fevereiro.
Fonte: Redação/Foto:Divulgação
Postado por: Josiel
09/02/2021