O município de Laranjeiras do Sul, que já recebeu grandes equipes do futsal do Brasil, como o Impacel, de Irapoti, em meados dos anos 90, com atletas que integravam a seleção brasileira da época. Nesta quinta-feira, dia 01 de outubro, estará recebendo uma das maiores potencias do futsal feminino mundial para a realização de um amistoso. As Leoas da Serra, de Lages, Santa Catarina, enfrentam o Operário Laranjeiras, ás 19 horas, na Arena Laranjão. A entrada é franca, e a expectativa é grande para acompanhar uma equipe que é referência no futsal feminino mundial. A Rádio Campo Aberto transmite esta festa épica que acontece em Laranjeiras do Sul, no Youtube e Facebook.
Confira a História das Leoas:
Inspirada em uma bem-sucedida experiência de futsal feminino no Inter de Lages, em janeiro de 2015 foi criada a Associação Leoas da Serra. Como a mascote do Inter é o Leão Baio, as atletas do time feminino eram chamadas de leoas, de onde vem o nome da associação.
A trajetória das Leoas da Serra apresenta uma escalada sem igual. No primeiro ano, campeãs municipais. No segundo ano, campeãs estaduais. No terceiro ano, campeãs nacionais. No quarto ano, campeãs sul-americanas. E, no quinto ano, campeãs mundiais.
Em 2018, o ano com mais títulos na história da equipe, a Libertadores disputada no Paraguai foi conquistada de modo invicto, incluindo duas goleadas históricas na semifinal e na final: 8x1 contra o San Lorenzo, de Buenos Aires; e 4x0 contra as anfitriãs do Sport Colonial.
Em 2019, a conquista do mundo veio na decisão em dois jogos contra as campeãs europeias do Atlético Navalcarnero, de Madri.
Em 2020, apesar da pandemia, as Leoas foram campeãs da Supercopa, ao vencer as duas partidas contra a equipe paulista Taboão Magnus, e venceu, também, o Campeonato Estadual Adulto. Em 2021, o time levou o bicampeonato da Taça Brasil, e ainda os Jogos Universitários Catarinenses (JUC’s), Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s), Jogos Abertos de SC e o quarto título do campeonato estadual.
No elenco, atletas que já integraram a seleção brasileira de futsal, em competições internacionais.
ATLETAS 2022
Millena Pereira Borssatto – Apelido Mi – Posição: Goleira.
Jenifer Souza Souto - Apelido: Jeni - Posição: Fixa/ala
Caroline da Silva Marciano - Apelido: Nega - Posição: Pivô
Lívia dos Santos Andrade - Apelido: Lívia - Posição: Pivô
Vanessa Cristina Pereira - Apelido: Vanessa - Posição: Ala
Susan Gomes Oliveira - Apelido: Susan - Posição: Fixa/Ala
Taise Cristiane Luiz - Apelido: Taise Posição: Ala
Vanessa Alves da Silva izidorio - Apelido: Vanessinha -Posição: Fixa/Ala
Lysa Gomes Oliveira - Apelido: Lysa - Posição: Ala/Pivô
Mayara Fernanda de Almeida - Apelido: May - Posição: Ala
Regiane Fernanda S. do Amaral (capitã) - Apelido: Re - Posição: Goleira
Rúbia Teresinha Ferreira Wasmann - Apelido: Rúbia - Posição: Ala
Edna Kelly Ferreira da Silva - Posição: Goleira - Apelido: Edna
Valdineia Gomes Pereira - Apelido: Petuxa - Posição: Ala
Luiz Gustavo Wiggers – Treinador
Principais conquistas:
2015: Medalha de prata nos Jogos Abertos e campeão municipal.
2016: Estadual Sub-20 e vice-campeã da Taça Brasil.
2017: Copa do Brasil, medalha de ouro Jogos Abertos, Taça Brasil sub-20.
2018: Estadual Sub-20, Estadual Adulto, Liga Catarinense, Estadual Universitário, Brasileiro Universitário, Copa Sul-Brasileira, Supercopa do Brasil, medalha de ouro nos Jogos Abertos, Copa Santa Catarina e Copa Libertadores.
2019: Estadual Sub-20, Estadual Adulto, Copa das Campeãs, Copa Intercontinental, Estadual Universitário, Taça Brasil, medalha de prata nos Jogos Abertos.
2020: Supercopa e Estadual Adulto.
2021: Taça Brasil, Estadual Adulto, Estadual Universitário, Brasileiro Universitário e medalha de ouro nos Jogos Abertos.
2022: Torneio de Início da LFF.
Histórico da equipe
A Associação Leoas da Serra foi fundada em janeiro de 2015, com o objetivo de fazer futsal feminino em Lages em duas vertentes: escolinhas sociais e alto rendimento. A fórmula concebida foi remunerar as atletas com bolsas de estudo da universidade, além da ajuda de custo mensal, para que acumulassem duas funções: jogar e também atuar como monitoras nas escolinhas.
Assim é o modelo até hoje. Todas as atletas das Leoas da Serra são também monitoras nas escolinhas gratuitas de futsal feminino espalhadas pelos bairros da cidade. Atualmente são 400 alunas frequentando as aulas, entre 6 e 16 anos de idade.
No primeiro ano de existência, as Leoas da Serra conquistaram a medalha de prata nos Jogos Abertos de Santa Catarina. Já no ano seguinte, em 2016, aconteceram dois fatos marcantes: a conquista do primeiro título de campeão, com o campeonato catarinense Sub-20, e o sediamento da Taça Brasil adulta em dezembro, competição para a qual foram contratadas
duas atletas da seleção brasileira, Amandinha e Diana Santos. Nesta competição as Leoas ficaram com o vice-campeonato, de modo invicto.
Em 2017, com a confirmação da contratação de Amandinha e Diana, as Leoas se firmaram como um dos principais times do país. A campanha na Copa do Brasil mobilizou a cidade. Na semifinal contra o Uirapuru, um gol de lambreta de Jéssica Getúlio correu o mundo e valeu reportagem no Esporte Espetacular.
Na final, após vencer o Iranduba em Manaus por 5x1, as Leoas levaram o troféu ao golear em Lages por 6x0, em um ginásio Jones Minosso lotado e vibrante. Para fechar o ano de 2017, mais duas conquistas: os Jogos Abertos, também em Lages e com ginásio lotado, e a Taça Brasil Sub-20 em Manaus.
O ano de 2018 foi o mais vitorioso da história do clube. Como ponto alto, o título da Libertadores disputada no Paraguai, de modo invicto, incluindo uma goleada contra as donas da casa do Colonial por 4x0. Em 2019 os destaques são: a conquista do Intercontinental, contra o Atlético Navalcarnero de Madrid; e a conquista da Taça Brasil, ambos títulos inéditos.
Fica o Convite Hoje Operário Laranjeiras e Leoas da Serra, 19 horas, na Arena Laranjão, com transmissão da Rádio Campo Aberto, no Youtube e Facebook.
Foto: Assessoria Leoas da Serra
Fonte: Campo Aberto FM
Postado por: Eleandro - Laranjeiras do Sul
01/09/2022