Nesta quarta-feira (08), a Polícia Civil de Laranjeiras do Sul, através do G.D.E. (Grupo de Diligências Especiais), com o apoio da Vigilância Sanitária do Município de Rio Bonito do Iguaçu, cumpriu três mandados de busca e apreensão contra pessoas que estavam comercializando medicamentos com indícios de serem perigosos à saúde e que estariam sendo produzidos sem respeitar as regras da ANVISA, resultando na apreensão de 11 frascos de medicamentos que estariam sendo utilizados por pessoas que desejam emagrecer.
Segundo informaram, os profissionais da saúde do município perceberam um aumento de casos de pessoas apresentando sintomas de problemas cardíacos em pessoas que estavam ingerindo este tipo de “medicamento”.
Além disso, relataram que essa “medicação” estava sendo vendida por particulares em suas casas e que, portanto, estavam impedidos de realizar a fiscalização nos locais por não se tratarem de empresas.
Desta forma, em razão da existência de um potencial crime, a Polícia Civil representou pela expedição de mandados de busca e apreensão em três endereços de pessoas que estavam comercializado essa medicação, os quais foram deferidos pelo Poder Judiciário.
Deflagrada a operação, foram possíveis apreender os frascos mencionados, que serão encaminhados para a perícia para determinar quais são os compostos destes medicamentos que, conforme descrito, aparentemente estavam causando problemas cardíacos em diversas pessoas da cidade.
Em razão deste contexto, não foi realizada nenhuma prisão, contudo os responsáveis poderão vir a responder pelo crime previsto no artigo 273 do Código Penal, cuja a pena prevista é de 10 a 15 anos de prisão, caso o resultado da perícia aponte que houve falsificação, corrompimento, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais.
Postado por: Adilson Nogueira
09/05/2019